Guerra na Ucrânia é tema de evento do Laboratório de Estudos da Ásia da FFLCH

A apresentação será realizada no dia 12 de maio, às 17h30, com a participação de pesquisadores da FFLCH e de instituições externas também

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

 

Evento A Guerra na Ucrânia
Foto: Divulgação


No dia 12 de maio, quinta-feira, às 17h30, o Laboratório de Estudos da Ásia (LEA) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza a palestra e discussão Guerra na Ucrânia: Análise e consequências. O evento vai ser totalmente virtual e com transmissão pelo canal do LEA no YouTube, sem necessidade de inscrição prévia para participar.

A apresentação terá a participação de pesquisadores que estudam questões relacionadas à Rússia, cuja maioria fazem parte do (LEA), e são da FFLCH e de instituições externas.

Da FFLCH, haverá a participação do professor Angelo Segrillo, do Departamento de História; César Albuquerque, doutorando em História Social; e Vicente Ferraro Jr., doutorando em Ciência Política.

De instituições externas, a professora Svetlana Ruseishvili, do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e que tem doutorado em Sociologia pela FFLCH também; e dois pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF): Camilo Domingues, pós-doutorando em História; e o professor de História Daniel Aarão Reis.

A data da realização do evento foi escolhida por causa do dia 9 de maio, que é o Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial na Rússia, e quando se espera que Putin faça um anúncio substancial sobre a Guerra na Ucrânia e os pesquisadores vão aproveitar para repercutir as novidades a respeito do tema. 

Outros eventos

O evento é uma atividade extra da programação do 1º semestre de 2022 do LEA. Em 4 de abril, foi realizada a palestra do lançamento do novo livro do LEA Politics and Society in Russia, que pode ser acessado gratuitamente por este link, e, em 26 de abril, aconteceu a palestra Shōtoku Taishi: a saga moderna de um antigo príncipe japonês.

Neste semestre, estão programados dois encontros on-line. No dia 31 de maio, às 18h, haverá o encontro do Grupo de Trabalho Ásia Geral para discutir o tema 75 Anos da Independência da Índia (1947-2022): de onde e para onde o país?, com a participação da professora Mirian Oliveira, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), especializada em Índia, que coordenará a discussão. 

O segundo é o encontro on-line do Grupo de Trabalho Rússia e Ásia Central, cujo tema de discussão será Centenário do Estabelecimento da URSS (1922-2022): balanço e herança daquela União de Repúblicas
Confira mais detalhes sobre a programação no site do LEA.

Mais informações: laboratoriodeestudosdaasia@usp.br