Cultura japonesa é tema de evento da FFLCH

São oferecidas várias atividades: palestras sobre estudos japoneses e concessão de bolsas; apresentações de música e de karatê; além de oficinas de caligrafia, Zen Budismo, mangá, karuta, Ikebana e Cerimônia do Chá

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

Cerejeiras Casa de Cultura Japonesa
Cerejeiras plantadas perto da Casa de Cultura Japonesa. As flores de cerejeiras ajudaram os camponeses do Japão a identificarem o momento em que o fim do inverno se aproximava. Durante séculos, estas árvores foram veneradas neste país, e sua floração, a sakura, se tornou um poderoso símbolo de alegria e paz, mas também da brevidade da existência (Fonte: El País) - Foto: Marcos Santos/USP Imagens


De 15 a 19 de agosto, o Centro de Estudos Japoneses (Cejap) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza a I Semana de Cultura Japonesa da USP.

As atividades da Semana são abertas a todos os interessados, oferecendo uma oportunidade tanto para quem já é amante da cultura japonesa quanto para os que ainda não conhecem esse universo de perto. 

Serão oferecidas palestras sobre estudos japoneses e concessão de bolsas; apresentações de música e de karatê; além de oficinas de caligrafia, Zen Budismo, mangá, karuta, Ikebana e Cerimônia do Chá.

Durante a Semana, também haverá uma feira de livros com títulos relacionados ao Japão. O evento será realizado majoritariamente de forma presencial, com atividades na Casa de Cultura Japonesa, localizada na Cidade Universitária. 

A iniciativa é dos professores que compõem a área de japonês do curso de Letras (FFLCH-USP) e conta com o apoio do Departamento de Letras Orientais (FFLCH-USP), do Consulado-Geral do Japão e da Fundação Japão. 

Confira aqui a programação completa da I Semana de Cultura Japonesa da USP. 

Japão na FFLCH 

A Área de Língua e Literatura Japonesa foi criada em 1963 pelo professor Teiiti Suzuki, com o objetivo de formar professores e pesquisadores de Língua e Literatura Japonesas, foi o primeiro curso de Letras Japonês no Brasil, sendo uma das 16 habilitações do curso de Letras da FFLCH. E, atualmente, é o único curso da América Latina a oferecer disciplinas de língua e literatura japonesa clássicas e é, também, o único que possui o Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesas.

O Centro de Estudos Japoneses da USP (Cejap) foi fundado pelo mesmo professor em 1968, como uma entidade auxiliar ao Curso de Língua e Literatura Japonesa, da outrora Seção de Estudos Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFCL) da USP. Com as mudanças administrativas na universidade ao longo dos anos, o Centro está vinculado ao Departamento de Letras Orientais (DLO), desde 2000.

O Cejap constitui-se como centro complementar da área de Língua e Literatura Japonesa do DLO e tem o papel de fornecer apoio logístico para o Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa, no desenvolvimento de suas atividades de docência e pesquisa. 

Na sede localizada na Casa de Cultura Japonesa, construída e inaugurada em 1976 pela Aliança Cultural Brasil-Japão e que passou a ser administrada pela FFLCH a partir de novembro de 2004, o Centro dispõe de gabinetes para todos os docentes efetivos, além da sala de apoio aos docentes colaboradores; a sala de cerimônia do chá; a sala multimídia, que teve apoio financeiro da Assistência Oficial para o Desenvolvimento, do governo japonês, e da Fundação Kunito Miyasaka; a Biblioteca Teiiti Suzuki, que conta com o maior acervo da América do Sul de obras relacionadas com o Japão.

A Casa de Cultura Japonesa fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 159 - Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: cejap@usp.br