100 anos da primeira viagem aérea transatlântica Portugal-Brasil é tema da exposição Travessia

Idealizada por Ricardo Magalhães, da Casa de Portugal, a mostra teve a participação da Cátedra Jaime Cortesão - responsável pela investigação histórica, seleção dos materiais e da organização expositiva - com o Consulado Geral de Portugal em São Paulo

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

Exposição Travessia
A travessia aérea do Atlântico Sul não ficou restrita aos ares e aos mares. Pois, os viajantes chegaram nas capitais históricas brasileiras de Recife, Salvador e Rio de Janeiro, mas a viagem se completou quando, a bordo de uma locomotiva da São Paulo Railway Company Limited, os dois aviadores chegaram à estação da Luz, onde hoje funciona o Museu da Língua Portuguesa, segunda-feira, dia 3 de julho de 1922 - Foto: Divulgação 


Até o dia 30 de julho, o público poderá visitar a exposição Travessia, que é uma iniciativa da Casa de Portugal, da Cátedra Jaime Cortesão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e do Consulado Geral de Portugal em São Paulo. 

A exposição é realizada em comemoração ao centenário da primeira viagem aérea transatlântica Portugal-Brasil, realizada em 1922, por Gago Coutinho e Sacadura Cabral. A travessia, que durou 78 dias e utilizou 3 aeronaves, foi inovadora e épica.

O feito dos aviadores é exibido em 4 núcleos: A apresentação da viagem, A chegada à São Paulo, O centenário do Brasil e Memória da memória. A seleção de fotos, documentos e vídeos dão ao visitante a possibilidade de reconstruir a viagem.

O núcleo de A chegada à São Paulo é o ponto alto da mostra com a apoteótica recepção, pois entre 3 e 14 de julho de 1922, a cidade festejou o heróico feito. Sendo também o ano do primeiro centenário de Independência do Brasil, o acontecimento fez parte das comemorações que aconteceram no Rio de Janeiro em 1922, não apenas pelo laço entre Portugal e Brasil, mas por referenciar ao brasileiro Santos Dumont, responsável pelo primeiro voo em um avião impulsionado por um motor a gasolina.

O núcleo Memória da memória apresenta materiais comemorativos posteriores à viagem, como catálogos de exposição, relatórios da viagem e o relicário contendo parte de um dos aviões utilizado pelo Sacadura Cabral e doado ao Clube Português de São Paulo, em 1926.

Segundo informações do Consulado, a travessia aérea do Atlântico Sul que Gago Coutinho e Sacadura Cabral realizaram não foi só de Lisboa ao Rio e também não ficou restrita aos ares e aos mares. Pois, os viajantes chegaram nas capitais históricas brasileiras de Recife, Salvador e Rio de Janeiro, mas a viagem se completou quando, a bordo de uma locomotiva da São Paulo Railway Company Limited, os dois aviadores chegaram à estação da Luz, onde hoje funciona o Museu da Língua Portuguesa, segunda-feira, dia 3 de julho de 1922.

Durante uma semana, os heróis da União das Pátrias Irmãs foram recebidos em apoteose nas ruas por brasileiros e portugueses e muitas homenagens aconteceram em gabinetes oficiais e salões de festas, celebrações preparadas pela comunidade Luso-Brasileira de São Paulo.

Visita do presidente 

A mostra está aberta ao público desde o dia 9 deste mês. No dia 3, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve no Consulado Geral de Portugal em São Paulo para visitar  a exposição e depois recepcionou representantes da comunidade portuguesa residente na cidade de São Paulo.  
 

Presidente de Portugal e cônsul-geral de Portugal em São Paulo
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa (de gravata azul), e o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Jorge Pereira Nascimento, na exposição Travessia - Foto: Rui Ochoa / Presidência da República


Idealizada por Ricardo Magalhães, da Casa de Portugal, a mostra contou com a participação da Cátedra Jaime Cortesão, a qual foi responsável pela investigação histórica, seleção dos materiais e da organização expositiva, junto à equipe do Consulado.

Confira, abaixo, o vídeo Travessia do Atlântico Sul, publicado no Facebook do Consulado Geral de Portugal em São Paulo: 

 

A exposição Travessia tem entrada gratuita e fica em cartaz até o dia 30 de julho, das 10h às 18h, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, localizado na Rua Canadá, no 324 – Jardim América, São Paulo.