Pesquisa mostra influência da Bíblia na obra de Balzac

Publicação mostra como Balzac utilizou a estrutura narrativa, histórias e personagens da Bíblia como referência para elaborar A Comédia Humana, sua obra mais influente

Por
Paulo Andrade
Data de Publicação
Editoria

 

Um artigo da FFLCH sobre o escritor realista Honoré de Balzac e sua obra foi destaque na edição de inverno da revista francesa Le Courrier Balzacien, publicada em 2021.

O artigo O sonho de Balzac: Comédia Humana ou Bíblia Mundana? analisa o diálogo entre a Bíblia e histórias de A Comédia Humana, obra mais importante do escritor francês. 

O autor Lucius Flavius de Mello, doutorando pelo Programa de Letras Estrangeiras e Tradução na área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da FFLCH, defende a ideia que Balzac usou a estrutura narrativa, histórias e personagens da Bíblia como referência para elaborar A Comédia Humana, na qual Paris é retratada como uma terra prometida ao contrário, como uma “sucursal do inferno”.

O artigo foi traduzido e ocupa 15 páginas da revista científica Le Courrier Balzacien, publicada pela Société des amis D'Honoré de Balzac et de La Maison Balzac, que é especializada na obra balzaquiana e circula desde 1948. Mello é o primeiro pesquisador brasileiro a ter uma publicação na revista. 

O artigo pode ser acessado na íntegra no Portal de Revistas da USP.

A edição 53 da Le Courrier Balzacien, pode ser acessada no neste link.