Faculdade lança e-book gratuito sobre gênero e feminismos

A publicação reúne textos produzidos a partir da realização da 1ª edição do curso Gênero e Feminismos, em 2020, no qual foram oferecidos 11 cursos on-line com 820 vagas gratuitas

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP acaba de lançar, neste mês de outubro, o e-book gratuito Dossiê - Gênero e feminismos na FFLCH. 

Este e-book reúne textos produzidos a partir da realização da 1ª edição do curso Gênero e Feminismos, de outubro a dezembro de 2020, no qual foram oferecidos 11 cursos on-line com 820 vagas gratuitas, promovido pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade. 

Os cursos buscaram ampliar o acesso a discussões construídas no ambiente universitário, estimulando a consideração do conceito de gênero, das perspectivas feministas e das relações entre ambos em campos variados do saber – Geografia, História, Ciência Política, Filosofia e Antropologia – por um público amplo e diverso. 

E os temas abordados foram diversos: formulações das teorias feministas e do conceito de gênero, correlações entre gênero, sistemas de arte e saberes oficiais, sua pertinência para pensar nosso passado escravista e demais experiências históricas femininas, a economia do cuidado, o lugar das ciências médicas como máquina de escrutínio ou como arsenal de atuação no campo das disputas políticas e/ou revolucionárias. 
 

Capa do Dossiê - Gênero e feminismos na FFLCH
Como é explicado na sinopse do dossiê "Gêneros e feminismos se tornaram palavras correntes nos debates públicos de nossos dias. Não raro essas palavras são tomadas como partes indissociáveis, quase sinônimas, de ideias e demandas que acenam a um campo de conflitos belicosos e um cenário de transformações acalentadas ou temidas, reclamadas, adiadas ou rejeitadas. Mas não se pode dizer, contudo, que gêneros e feminismos, ferramentas analítica e movimentos intelectuais e sociais, sejam rigorosamente a mesma coisa"


Textos do e-book

Para a composição do e-book, cerca de 30 pesquisadoras e pesquisadores (que foram ministrantes dos cursos) escreveram textos autorais explicando as propostas dos cursos, a parte teórica que utilizaram como referência e fizeram um balanço da experiência obtida.  

"A publicação registra e divulga a potência crítica dos encontros entre pesquisa acadêmica de ponta, ampliação dos acessos à universidade e debate público. Assim, alguns textos têm recorte mais teórico, dedicando-se ao exame de conceitos que estruturam a formação destes campos intelectuais, ao passo que outros apropriam-se dos mesmos conceitos para promover reflexões acerca de experiências históricas, processos e dinâmicas sociais mais detidas. Em todos os casos, destaca-se o excelente diálogo entre pesquisadores, universidade e o desafio feito aos estatutos do saber e suas formas excludentes", é destacado na apresentação do e-book.

A organização do dossiê teve a participação de duas ministrantes dos cursos, Larissa Nadai e Marília Ariza, e do chefe do Serviço de Cultura e Extensão Universitária, Danilo Ferreira. 

A diagramação foi realizada com apoio do Programa de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, que tem o intuito de financiar iniciativas voltadas à extensão universitária por meio da aplicação, difusão de conhecimentos ou iniciativas culturais produzidas na Universidade, em ações voltadas para a interação com a sociedade de modo geral, priorizando o alcance de um público amplo de modo a explicitar a articulação dessas ações com atividades de pesquisa e ensino do(s) proponente(s).

O e-book Dossiê - Gênero e feminismos na FFLCH é gratuito e pode ser acessado e/ou baixado pelo site do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.