Polarização sociolinguística do Brasil é discutida em curso promovido pelo CEDOCH

O tema será abordado em três encontros presenciais, nos dias 18, 19 e 20 de outubro, das 9h às 12h30, ministrado por docente da Universidade Federal Fluminense 

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

Curso A polarização sociolinguística do Brasil: fundamentos teóricos e metodológicos
Arte: Beatriz Alves/Assessoria de Imprensa FFLCH-USP



O Centro de Documentação em Historiografia Linguística (CEDOCH), vinculado ao Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, promove, neste mês de outubro, o curso A polarização sociolinguística do Brasil: fundamentos teóricos e metodológicos, ministrado por Dante Lucchesi, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O curso será ministrado em três encontros presenciais, nos dias 18, 19 e 20 de outubro, das 9h às 12h30, com intervalo de 30 minutos. 

O primeiro encontro será dedicado ao modelo teórico da Sociolinguística: histórico, conceitos fundamentais e metodologia de pesquisa. O segundo oferecerá um panorama da história sociolinguística do Brasil, focalizando o contato entre línguas. E o terceiro lidará com análises sociolinguísticas realizadas, ou que podem ser realizadas, a partir do algoritmo da polarização sociolinguística do Brasil. 

"As línguas não existem fora das sociedades humanas. O linguista Dante Lucchesi articula a constituição do português brasileiro ao processo econômico-social de formação da nação brasileira, marcado por uma forte cisão entre as elites e os estratos populares. Assim, mostra como se consolidou a persistente polarização entre língua e sociedade desde o período colonial até os nossos dias", explica a professora Olga Ferreira Coelho Sansone, do Departamento de Linguística da FFLCH, sobre a discussão que será abordada no curso.

A participação é aberta aos interessados em geral, sem necessidade de ter vínculo com a FFLCH ou a USP. A inscrição como ouvinte pode ser feita pelo formulário on-line, até o dia 17 de outubro, um dia antes do início dos encontros – haverá a emissão de certificado aos inscritos.
 

Dante Lucchesi - prof UFF
Dante Lucchesi - Foto: Divulgação

Dante Lucchesi é professor titular de Língua Portuguesa da UFF. O docente coordena o Projeto Vertentes do Português Popular do Estado da Bahia, que se dedica ao estudo da realidade sociolinguística do Brasil e de sua formação sócio-histórica, considerando particularmente o contato entre línguas. É autor dos livros Língua e Sociedade Partidas; Sistema, Mudança e Linguagem; e organizador e autor do livro O Português Afro-Brasileiro. Recebeu o Prêmio Jabuti (2º Lugar), no ano de 2016, na Categoria Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas, por seu livro Língua e Sociedade Partidas. 

Os encontros do curso serão realizados na sala 8 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais, localizado na Av. Professor Luciano Gualberto, 315 – Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: cedoch@usp.br