30º SIICUSP é realizado na FFLCH com a apresentação de 381 trabalhos

As apresentações são abertas para o público em geral assistir. Depois de ser realizado de forma presencial em 2021, o evento volta a ser realizado de forma presencial nos prédios de Geografia e História e no de Letras

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

*Matéria atualizada em 14/10/2022, às 16h27
 

30º SIICUSP
Arte: Beatriz Alves/Assessoria de Imprensa FFLCH-USP


De 17 a 21 de outubro, das 9h às 17h, será realizada a primeira fase do 30º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), de forma presencial, nos prédios de Geografia e História e no de Letras (veja as salas abaixo)

Esta primeira fase engloba os trabalhos da FFLCH, que costuma ser a a Unidade com o maior número de trabalhos inscritos no SIICUSP, e do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). Durante o evento, serão 78 mesas, com a apresentação de 381 trabalhos, 215 orientadores e 156 avaliadores. 

Os estudantes terão até 10 minutos para apresentar suas pesquisas. O formato é livre: oral, slides, vídeo, etc. E as apresentações são abertas para o público em geral assistir.

A programação do evento pode ser conferida no site da Comissão de Pesquisa, pesquisando na lista de mesas – que está em ordem cronológica –, alunos, avaliadores e orientadores, que estão em ordem alfabética (use control+f para buscar).

A mesa de abertura vai acontecer no dia 17, às 18h, no Auditório Milton Santos, com a participação do diretor da FFLCH, Paulo Martins; da vice-diretora da FFLCH, Ana Paula Torres Megiani; da assessora técnica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP, Ana Paula Tavares Magalhães, que também é docente do Departamento de História; da presidente da Câmara Científica do IEB, Ana Paula Cavalcanti Simioni; e da representante da Comissão de Pesquisa e Inovação da FFLCH e professora do Departamento de Antropologia, Rose Satiko Gitirana Hikiji.

Em seguida, às 18h30, no mesmo local, será realizada a mesa-redonda Pesquisa, Ciência e Democracia, que terá a presença das professoras Maria Aparecida de Aquino e Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer, respectivamente, do Departamento de História e Antropologia, com a mediação da professora Rose, citada acima.

Devido à paralisação estudantil que foi anunciada para a próxima terça-feira, dia 18, e na quarta-feira, 19, as apresentações marcadas para esses dias foram adiadas para os dias 25 e 26, respectivamente terça e quarta-feira da semana seguinte.

E os vídeos com as apresentações do 29º SIICUSP, realizado de 18 a 22 de outubro de 2021, podem ser assistidos no canal SIICUSP FFLCH no YouTube. 

Simpósio 

Realizado anualmente, o SIICUSP é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e pelas Comissões de Pesquisa das Unidades, que tem como objetivo tornar público os resultados dos projetos de pesquisas realizados pelos alunos de graduação da universidade, através dos Programas de Iniciação Científica, e outras instituições nacionais e internacionais e despertar uma atitude crítica e a criatividade do aluno de graduação, contribuindo assim para a formação dos participantes.

Desde a edição de 2014, o SIICUSP é composto de duas fases. Na primeira, cujas inscrições estiveram abertas neste ano de 8 de agosto a 9 de setembro, cada Unidade, ou grupo de Unidades, organiza seu próprio evento, com trabalhos de sua área específica.

Os estudantes apresentam seus projetos para uma comissão avaliadora, que indica os que forem melhor avaliados, até o prazo de 23 de outubro, para a segunda fase, denominada "Etapa internacional", que em 2022 ocorrerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Nessa fase, os estudantes selecionados têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos novamente, em evento com participação de todas as áreas do conhecimento. 

Local das apresentações na FFLCH:
Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História) - no Auditório Milton Santos, salas 7, 9, 10 e 11 -, localizado na Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária, São Paulo
Edifício Prof. Antonio Candido (Letras) - salas  102, 107, 261 e 266 -, localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Cidade Universitária, São Paulo

Mais informações em: cpqfflch@usp.br

*Inserido os nomes das participantes da mesa de abertura e da mesa-redonda e depois o informe sobre a programação nos dias de paralisação anunciados