FFLCH concede título de Professor Emérito a João Adolfo Hansen

O docente é um dos maiores especialistas em Gregório de Matos no país, tendo recebido o Prêmio Jabuti em 1990 e o Prêmio APCA 2014 por obras relacionadas ao autor

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

professor João Adolfo Hansen


Na próxima sexta-feira, dia 16 de dezembro, às 14h, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove a cerimônia de outorga do título de Professor Emérito a João Adolfo Hansen. O evento será realizado no Auditório István Jancsó do Complexo Brasiliana. 

Hansen será o 65º docente a receber este título pela FFLCH e o 9º do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV), ao qual ele é vinculado.

Carreira 

O professor homenageado é graduado em Letras Anglo-germânicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), com mestrado e doutorado em Literatura Brasileira pela FFLCH. O docente lecionou na FFLCH de 1983 a 2012. Atualmente, ele está aposentado, mas continua ativo na pós-graduação. 

Durante sua carreira acadêmica, Hansen foi professor visitante da Universidade Federal de Ouro Preto e de algumas universidades estrangeiras: Universidad de Chile, Chile; Ohio State University, Stanford University e University of California at Los Angeles (UCLA), todas nos Estados Unidos; Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, França. 

Suas linhas de pesquisa concentram-se nas áreas de Estudos Comparados de Literaturas Portuguesa e Brasileira. Ele é um dos maiores especialistas em Gregório de Matos no país, tendo recebido dois prêmios por obras relacionadas ao autor. 

Ele foi laureado com o Prêmio Jabuti em 1990, pela obra A Sátira e o Engenho. Gregório de Matos e a Bahia do Século XVII (Companhia das Letras, 1989), e também com o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) 2014, na categoria Literatura – Grande Prêmio da Crítica pelos cinco volumes da obra Gregório de Matos. Poemas atribuídos. Códice Asensio-Cunha (Autêntica, 2013), publicada em conjunto com Marcello Moreira.

O docente é membro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Título 

O título de professor emérito é uma distinção concedida, segundo o artigo 93 do Estatuto da USP, a professores aposentados que se destacaram por atividades didáticas e de pesquisa ou contribuíram, de modo notável, para o progresso da Universidade.

A concessão pode ser feita pela Universidade e por suas Unidades e depende de aprovação de dois terços, respectivamente, dos componentes do Conselho Universitário ou das Congregações. No caso das Unidades de Ensino e Pesquisa, a indicação dos nomes é feita pelo Departamento ao qual o docente é vinculado.

Serviço: 
A sessão solene de concessão do título de Professor Emérito a João Adolfo Hansen será realizada no dia 16 de dezembro, sexta-feira, às 14h, no Auditório István Jancsó do Complexo Brasiliana, localizado na Rua da Biblioteca, 21 – Cidade Universitária, São Paulo. A participação no evento é aberta ao público em geral, gratuita e sem necessidade de inscrição prévia.
 
Mais informações pelo e-mail: academica.fflch@usp.br