Delegação da Universidad de Chile visita FFLCH

Representantes da instituição chilena e da Faculdade reuniram-se visando o fortalecimento da parceria existente no nível de doutorado e a construção de uma agenda conjunta com os temas centrais em memória e democracia

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

Visita Universidad de Chile à FFLCH
(Da esq. p/ dir.) Marcos Martinho, Alicia Salomone, Anahí Urquiza, Ana Lucia Pastore, Vivian Castro, Enrique Aliste e Claudia Pino no salão de entrada do prédio da Diretoria e Administração – Foto: Acervo Pessoal



Representantes da Universidad de Chile estiveram no prédio da Diretoria e Administração da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP para participarem de uma reunião, na manhã do dia 23 de janeiro.

O objetivo desta visita foi reforçar e fortalecer o vínculo já existente entre a FFLCH e a universidade chilena em nível de doutorado –ações como formação doutoral, cotutela individual e joing degree (diploma duplo) – e também construir uma agenda conjunta com os temas centrais em memória e democracia.

E, como em setembro deste ano se completa 50 anos do golpe de estado, que derrubou o então presidente do Chile Salvador Allende, os representantes da universidade chilena conversaram também sobre a ideia de organizar eventos conjuntos sobre o tema.

Além da equipe da Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da Faculdade – representada pela chefe técnica, Vivian de Castro, e pelo presidente da Comissão, Marcos Martinho dos Santos –, a instituição chilena pediu a participação de representantes de áreas ligadas ao objetivo da reunião: a presidente da Comissão de Pós-Graduação, Claudia Amigo Pino, e da coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa dom Seres Humanos da FFLCH, Ana Lúcia Pastore.

Pela instituição de ensino superior chilena estiveram presentes: a diretora de Relações Internacionais, Alicia Salomone; a diretora de Inovação, Anahí Urquiza; e o vice-reitor de Pesquisa e Desenvolvimento, Enrique Aliste. 

No mesmo dia da visita à FFLCH, a delegação da Universidad de Chile reuniu-se com o presidente da Editora da USP (Edusp), Sergio Miceli, que é professor emérito do Departamento de Sociologia também.

E, no dia seguinte, 24, também realizou uma reunião na Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) com o diretor adjunto da área de mobilidade acadêmica da Agência, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, o pró-reitor adjunto de Inovação e o coordenador da Agência USP de Inovação (Auspin). Depois, foi feita uma visita ao Centro de Inovação da USP (Inova  USP) e, por último, uma visita ao Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI).

Atualmente, a Faculdade mantém um convênio com a Universidad de Chile nas áreas de pesquisa em História, Filosofia e Letras, com vigência é até outubro de 2017.