5ª edição do Summer School da FFLCH oferece 400 vagas gratuitas

São 8 cursos, ministrados de forma presencial por docentes de instituições da Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Itália e Reino Unido

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

 

5a edição Summer School


De 23 de fevereiro a 1° de março, estarão abertas as inscrições para a 5ª edição do Summer School da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, organizado pela Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da Unidade.

São oferecidas 400 vagas gratuitas em oito cursos, os quais serão realizados de 6 a 10 de março. As aulas serão presenciais, ministradas em espanhol, inglês e português, por docentes de instituições de ensino superior da Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Itália e Reino Unido.

Os temas são variados. Há cursos que aborda os direitos humanos na Argentina, a antropologia e a história das fronteiras nos Pampas e na Patagônia, nos séculos XVIII e XIX; o socialismo, a justiça social e a liberdade sob a perspectiva europeia; as democracias nas obras filosóficas dos franceses Jacques Rancière e Étienne Balibar; as diferenças na filosofia de Friedrich Wilhelm Joseph Schelling (1775-1854) e Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831); as relações entre a psicanálise e a biologia; o fascismo na literatura e na história dos Estados Unidos; e os contos de fadas clássicos famosos.

Todos os professores que participarão do Summer School deste ano já estiveram em edições passadas. Alguns deles vão ministrar cursos com a mesma temática, justamente pela grande procura nas edições anteriores. 

É o caso do curso Memorias, géneros y derechos humanos: las luchas por la verdad y la justicia en Argentina, que será ministrado pela docente Jazmín Lavintman, da Universidade de Buenos Aires, Argentina. O tema foi ministrado na edição de 2019 por Jazmín e por Luisina Ferrante, mas, desta vez, a segunda não vai participar porque está grávida e não poderá viajar.

Confira a relação dos oito cursos, os programas, os seus ministrantes, os horários e os locais de realização das aulas no site do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH

Inscrição 

As pessoas interessadas devem realizar inscrição pelo Sistema Apolo – e selecionar Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (São Paulo) para aparecerem os cursos que estão com inscrições abertas – para participarem do sorteio, cujos contemplados serão matriculados automaticamente nos cursos. É só aguardar o contato dos ministrantes do curso por e-mail. Todos os alunos que tiverem 75% de frequência mínima vão obter certificados de conclusão emitidos pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP.

Esta forma de inscrição e matrícula foi determinada pela PRCEU – responsável pela gestão dos cursos de cultura e extensão na Universidade – , com o intuito de dar mais eficiência e isonomia no processo, e para não congestionar o sistema com a grande procura pelos cursos ao mesmo tempo.

A primeira edição do Summer School da FFLCH aconteceu em 2018. As três primeiras edições foram realizadas de forma presencial. Em 2021, por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a iniciativa aconteceu de forma remota, voltando a ser presencial em 2022. Ao todo, as edições anteriores tiveram 3.504 participantes.

Mais informações sobre os cursos pelo e-mail international.fflch@usp.br ou por telefone (11) 3091-3572