Curso on-line pretende aproximar Brasil e Palestina através de suas universidades

O objetivo é analisar aspectos chaves da história e da atual conjuntura palestina, e depois voltar-se às relações entre a Palestina e o Brasil, pensadas a partir da sociedade civil e das questões sociais que apresentam elos de semelhança

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

cartaz Brazil and Palestine

 

*Matéria atualizada em 04/03/2023, às 11h38

Até o dia 7 de março, estarão abertas as inscrições para o curso gratuito Brazil and Palestine: sources of identification (Brasil e Palestina: fontes de identificação). O curso oferece 250 vagas, será realizado de forma on-line e em inglês. 

O objetivo é analisar aspectos chaves da história e da atual conjuntura palestina, para em seguida voltar-se às relações entre a Palestina e o Brasil, pensadas a partir da sociedade civil e das questões sociais que apresentam elos de semelhança no que diz respeito a suas fontes, expressões e tentativas de solução.

O curso é voltado aos estudantes e pesquisadores de História, Relações Internacionais, Diplomacia e demais áreas das Ciências Humanas, mas é aberto também à comunidade em geral. As aulas on-line serão realizadas de 9 de março a 1º de junho, às quintas-feiras, das 10h às 12h, divididas em 50 minutos de exposição, seguidos de rodadas de perguntas e respostas. 

As aulas serão ministradas com a colaboração de professores de universidades palestinas ou da região, em suas áreas de pesquisa e reflexão.

Fomentar a cooperação

A realização do curso é uma iniciativa da professora Arlene Elizabeth Clemesha, do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, com participação das universidades Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Birzeit University e Al-Quds University.

A docente atua na área de História Árabe do curso de Letras - habilitação em Árabe, com pesquisas centradas na História árabe contemporânea e os conflitos no Oriente Médio. A ideia do curso surgiu após a professora Arlene participar de uma missão acadêmica a convite do Escritório de Representação do Brasil na Palestina, em maio de 2022.  

Para a professora, a importância deste curso é abrir canais de comunicação e as várias esferas possíveis com as universidades palestinas, como fomento de campo de estudo, conhecendo melhor as instituições, áreas de pesquisa, pensando mobilidade. De acordo com ela, uma área pobre de integração na USP é a internacionalização com áreas de pesquisa do mundo árabe, por isso "a USP tem todo o interesse em formar, fomentar este campo de estudo e o curso é uma oportunidade de entender o que se pode fazer de cooperação entre as universidade do Brasil e da Palestina".

Arlene explica ainda que "o foco do curso não são as relações Israel e Palestina, do ponto de vista das negociações, mas sim pautas mais ligadas à sociedade civil, às pessoas e não a preocupação da pauta institucional". Segundo ela, a pesquisa e integração entre o Brasil e Palestina "diz também sobre o lugar do Brasil no mundo. Por que como que o Brasil quer resolver a Guerra da Ucrânia e não sabe nada sobre a Palestina?", indaga Arlene.

Há a possibilidade das discussões apresentadas no curso serem apresentadas depois em forma de publicação de artigos e livros e também a gravação das aulas on-line serem disponibilizadas no canal do Youtube da FFLCH, mas por enquanto a professora não decidiu o que será feito.

Mais informações sobre o curso, como o programa e a bibliografia no site do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.

Inscrição 

As pessoas interessadas devem realizar inscrição pelo Sistema Apolo – e selecionar Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (São Paulo) para aparecer o curso – para participarem do sorteio, cujos contemplados serão matriculados automaticamente nos cursos. É só aguardar o contato dos ministrantes do curso por e-mail. Todos os alunos que tiverem 75% de frequência mínima vão obter certificados de conclusão emitidos pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP.

Esta forma de inscrição e matrícula foi determinada pela PRCEU – responsável pela gestão dos cursos de cultura e extensão na Universidade – , com o intuito de dar mais eficiência e isonomia no processo, e para não congestionar o sistema com a grande procura pelos cursos ao mesmo tempo.

Mais informações: agenda@usp.br

 

Errata: A data final correta das inscrições é até dia 7 de março. Mas tinha sido informado a data 8 de março, erradamente.