FFLCH recepciona estudantes de graduação, pós-graduação e intercambistas

Neste ano, além da recepção conjunta, os destaques são as campanhas de doação de sangue, de arrecadação de alimentos e de absorventes

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

Campanha 25ª Semana de Recepção aos Calouros da USP
Em 2023, o tema escolhido foi “Bem-vindos ao inesquecível”, a campanha foi produzida pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA), sob a coordenação do professor Heliodoro Teixeira Filho, mais conhecido como Dorinho, e pela Pró-Reitoria de Graduação da da USP - Foto: Divulgação

 

De 13 a 17 de março, será realizada a 25ª Semana de Recepção aos Calouros da USP, que marca o início do ano letivo na universidade e também é um momento dos calouros conhecerem melhor a instituição. Na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, a recepção será voltada aos estudantes de graduação mas também aos da pós-graduação e aos intercambistas.

Neste ano, além da recepção conjunta para estudantes de várias categorias, como forma de integrar toda a comunidade discente da FFLCH, pode-se destacar as campanhas de doação de sangue, de arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza; e de absorventes.

As campanhas têm o intuito de acolher não só os novos estudantes, mas toda a sociedade, transformando a integração estudantil em um momento em que se une esforços em prol da comunidade externa também. Entre as atividades estão ainda apresentação de peça teatral, sarau, slam, debates, aulas inaugurais e gincana.

Metrô e saudação

No dia 13 de março, três cursos – Ciências Sociais, História e Letras – já vão iniciar a recepção aos calouros antes mesmo da chegada deles à Cidade Universitária, onde está instalada a Faculdade. Os veteranos vão encontrá-los na estação Butantã do metrô, a partir das 8h.

Na Cidade Universitária, a primeira atividade é a saudação da Direção da Faculdade aos calouros do período matutino, às 9h30, no Auditório Nicolau Sevcenko. As boas-vindas será realizada em outros dois horários, para atender aos ingressantes do vespertino e noturno também, respectivamente, às 14h30 e às 19h30.

Neste primeiro dia de recepção, os estudantes poderão obter mais informações e tirar dúvidas sobre a Faculdade com os funcionários e monitores nas mesas dos serviços e setores que estarão montadas no vão do prédio de Geografia e História.

Doações

A coleta de sangue será realizada pelo Hemocentro São Lucas, nos dias 13 e 14 de março, segunda e terça-feira, das 9h às 15h, com intervalo das 11h30 às 13h, nas salas 105 e 109, do prédio da Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH. 

As vagas são limitadas e por isso as pessoas interessadas em fazer a doação devem escolher um dos horários disponíveis no site Doação de Sangue na FFLCH. Neste site também há informações sobre quem pode doar, os requisitos, os impedimentos temporários e os cuidados pós-doação. 

Campanha doação de sangue A arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza será feita pelo Projeto Amor em Movimento. As doações poderão ser depositadas durante toda a Semana de Recepção aos Calouros nas caixas de coleta espalhadas pelos prédios da Faculdade. 

As doações serão destinadas ao Centro de Apoio à Criança Carente com Câncer Candida Bermejo Camargo. Ambas as iniciativas foram pensadas em conjunto por funcionários da Assistência Acadêmica e da Tesouraria da Faculdade.

Outra campanha é a arrecadação de absorventes, com o intuito de combater a pobreza menstrual, que será promovida na sexta-feira, dia 17, pela Associação Atlética Acadêmica Oswald de Andrade da Faculdade, e depois serão doados para a entidade Naqueles dias.

Graduação 

A FFLCH recebe, anualmente, 1.669 estudantes em seus cinco cursos de graduação – Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Letras –, o que representa cerca de 10% das vagas ofertadas pela USP. Confira os destaques da programação de cada curso.

No dia 16, das 15h30 às 19h, no Anfiteatro de Geografia, o curso de Ciências Sociais irá promover uma série de atividades: uma homenagem a Ísis Dias de Oliveira (aluna da FFLCH que desapareceu em 30 de janeiro de 1972 durante a ditadura militar e dá nome ao centro acadêmico do curso), aula inaugural e apresentação de extensões. E, das 19h às 23h, apresentação de slam. 

Em Filosofia, no mesmo dia, no Auditório Fernand Braudel, serão realizadas duas mesas de discussão. A primeira, das 14h às 17h30, tem o tema A (des)legitimação de vozes negras na Filosofia da USP, e a segunda, das 18h às 22h30, debaterá a Opressão de gênero na Filosofia. 

O curso de Geografia promove, no dia 14, terça-feira, das 18h às 19h30, no Auditório Milton Santos, a aula inaugural GEOGRAFIA: sentidos, limites (ideologia) e possibilidades (utopia), ministrada pela professora do Departamento de Geografia Ana Fani Alessandri Carlos.

No dia 16, das 9h às 11h30, o curso de História vai realizar uma gincana, no vão do prédio de Geografia e História. Na noite do dia 16, a programação do curso de Letras apresenta a peça de teatro Pegadas na Neblina, às 20h, na Casa de Cultura Japonesa; e das 21h às 23h, um sarau com música e integração, no prédio de Letras.

Pós-Graduação 

A participação dos cerca de 330 estudantes de pós-graduação, nível mestrado e doutorado, que iniciam suas aulas neste primeiro semestre foi um pedido da Representação Discente da Pós-Graduação, que a gestão da Faculdade incorporou nas atividades da Semana. Os pós-graduandos serão recepcionados no dia 15 de março, quarta-feira, no Auditório Milton Santos, com atividades pela manhã, tarde e noite.

Pela manhã, os alunos serão recepcionados e vão assistir apresentações sobre a vida acadêmica. À tarde, a estrutura das secretarias de pós-graduação, a estrutura universitária, a disseminação e internacionalização serão temas das apresentações. 

E, à noite, será realizada a mesa A Luta pela Ciência, com representantes discentes, membros da Associação dos Pós-Graduandos da USP (APG) e da Associação Nacional de Pós Graduandos (ANPG). O intuito é falar da agenda política e explicar como os discentes podem se engajar politicamente, além de explicar um pouco sobre a hierarquia de poder na USP – quais colegiados servem para o que e como desenvolver agendas políticas em cada um deles. 

Intercambistas 

No dia 13, das 10h às 12h, no Auditório Milton Santos, a Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da FFLCH vai receber os 83 intercambistas que vão estudar na Unidade neste primeiro semestre. Os estudantes são oriundos de instituições estrangeiras de quatro continentes: América (do Norte e do Sul), Ásia, Europa e Oceania.   

As atividades foram organizadas pelos Centros Acadêmicos de cada um dos cinco cursos de graduação da FFLCH, pela Representação Discente da Pós-Graduação, pela Comissão de Graduação e pela Diretoria da Faculdade.

Confira aqui todos os endereços da Faculdade. A programação completa pode ser conferida no site Calouros.  
 

Passaporte FFLCH e ecobag
Estudante com materiais da Faculdade que serão distribuídos durante a Semana de Recepção aos Calouros - Foto: Beatriz Alves/Assessoria de Imprensa FFLCH-USP


Kit calouro 

Para tornar este momento de recepção e integração mais inesquecível para os estudantes, a Faculdade produziu 1 bloco de anotações com informações gerais sobre a FFLCH e a USP, chamando Passaporte FFLCH, com textos curtos e QR Codes que direcionam para o site Calouros, o qual contém mais detalhes com todas as atividades da programação da Semana e outros dados sobre a Unidade. O material foi produzido pela Assessoria de Imprensa e impresso pelo Serviço de Artes Gráficas da FFLCH.

A Assistência Acadêmica também pediu para confeccionar 1 ecobag para os estudantes guardarem o material enviado pela Pró-Reitoria de Graduação, livros e outros informativos impressos que vão receber da Faculdade durante a Semana, além de ser um material útil para ocasiões fora do ambiente universitário, como na realização de compras.