Acolhimento e campanhas solidárias são destaques da 25ª Semana de Recepção aos Calouros na FFLCH

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria
Galeria de Imagens

Na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, a 25ª Semana de Recepção aos Calouros, realizada de 13 a 17 de março, teve acolhimento Institucional da Direção e dos centros acadêmicos, a realização de campanhas solidárias, apresentação dos cinco cursos de graduação e atividades como apresentação de peça teatral, sarau, slam, debates, aulas inaugurais e gincana. 

A saudação da Direção foi realizada em três horários, às 9h30, 14h30 e 19h30, para acolher os ingressantes de todos os cursos, nos períodos matutino, vespertino e noturno, com os ingressantes lotando o Auditório Nicolau Sevcenko, do prédio de Geografia e História. 

O diretor e a vice-diretora da FFLCH, Paulo Martins e Ana Paula Torres Megiani, estiveram presentes nos três horários, assim como a chefe técnica da Biblioteca Florestan Fernandes, Adriana Ferrari. O presidente e a vice-presidente da Comissão de Graduação, Eduardo Donizeti Girotto e Vanessa Martins do Monte, revezaram-se durante as saudações. E, para completar, a Faculdade contou com a visita de dois pró-reitores da USP: à tarde, Paulo Alberto Nussenzveig, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, e, à noite, Marcos Garcia Neira, pró-reitor adjunto de Graduação.

Entre os discursos, pode-se destacar uma fala em comum: os professores disseram que estavam saudosos da época que ingressaram na universidade como estudantes e também como docentes. E o professor Paulo e as professoras Ana Paula e Vanessa fizeram questão de citar aos ingressantes que, além das funções administrativas que desempenham na Unidade, vão dar aulas para os estudantes do primeiro ano dos seus respectivos cursos, Letras (Paulo e Vanessa) e História (Ana Paula).

Em suas apresentações, Paulo Martins falou sobre a importância da inclusão, ressaltando que a luta pelas cotas na USP teve grande participação da FFLCH, e da permanência. O diretor destacou a estrutura da Unidade, que é a maior em número de estudantes de graduação e de pós-graduação e no oferecimento de cursos de extensão, o empenho de seus docentes e o trabalho dos funcionários técnico-administrativos para realizar a Semana de Recepção aos Calouros, por exemplo. Martins comentou ainda sobre o orgulho de ser FFLCH que a comunidade tem e eles vão passar a ter também.

A vice-diretora lembrou que desde o início da atual gestão, em 26/09/2020, foi a primeira vez que a Direção teve a oportunidade de participar de uma Semana de Recepção aos Calouros de forma presencial, além de dizer que estava emocionada com o momento, por relembrar sua vinda do interior de São Paulo para estudar na Faculdade.

Em uma de suas falas, a vice-presidente da Comissão de Graduação, Vanessa Martins do Monte, fez questão de pedir palmas para os calouros que, em sua maioria, cursaram o Ensino Médio durante os piores períodos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e mesmo com diversas perdas conseguiram ingressar em um curso na USP.

Girotto, por sua vez, reforçou aos novos estudantes que eles vão conviver, ter aulas com docentes que são citados em bibliografias do Ensino Fundamental e Médio, que a graduação vai "ampliar a visão de mundo" deles e que na FFLCH vão poder "pensar o sentido das Ciências Humanas como espaço de reflexão e de futuro".

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação comentou sobre seu ingresso no curso de Física, o interesse pela pesquisa e a importância de se estudar em uma universidade como a USP. O pró-reitor adjunto de Graduação contou detalhes sobre as questões desta área na USP, que começam a ser pensadas desde meados de abril e que o período de graduação na USP vai ser de muito conhecimento. Ambos parabenizaram a Faculdade pela organização da recepção e acolhida aos calouros.

Adriana, chefe técnica da Biblioteca, representando os funcionários da Faculdade, apresentou um vídeo institucional e fez um convite para os calouros visitarem a Biblioteca "e nos deixar acompanhar a trajetória acadêmica de vocês".

Intercambistas 

No dia 13 de março, no Auditório Milton Santos, ao lado de onde estava feita a saudação aos ingressantes da Graduação, a Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da Faculdade recepcionou os 74 alunos que vieram fazer intercâmbio na FFLCH neste semestre. Saiba mais a respeito em FFLCH recepciona alunos intercambistas.

Campanhas 

Campanhas solidárias foram organizadas por funcionários da Assistência Acadêmica e da Tesouraria da Faculdade, com apoio da Direção, para acolher não só os novos estudantes, mas toda a sociedade, transformando a integração estudantil em um momento em que se une esforços em prol da comunidade externa também. 

Nos dias 13 e 14 de março, aconteceu a coleta de sangue pelo Hemocentro São Lucas, no prédio da Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH. Na campanha de doação de sangue, foram realizados 112 atendimentos e coletadas 93 bolsas de sangue. Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.

Durante toda a semana, caixas de coleta espalhadas pelos prédios da Faculdade receberam doações de alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza. Até o fim da tarde de sexta-feira, cerca de 100 kg de alimentos e produtos de higiene e limpeza foram arrecadados pelo Projeto Amor em Movimento, cujas doações serão entregues ao Centro de Apoio à Criança Carente com Câncer Candida Bermejo Camargo