Livro discute os principais embates entre movimentos de 2013 e gestões petistas

Autora analisa as mobilizações de massa distinta, atuando simultaneamente, com agendas próprias

Por
Nilda Pais
Data de Publicação
Editoria

Dia 16 de junho será lançado o livro Treze - A política de Rua de Lula a Dilma (Companhia das Letras, 352 páginas), de Angela Alonso, do Departamento de Sociologia  da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. 

Muito se escreveu e falou sobre os acontecimentos de junho de 2013, com interpretações entusiastas ou apocalípticas, que viram no ciclo de protestos que sacudiu o país o despertar de uma esquerda renovada ou a nascente da direita mais retrógrada. Voz incontornável em nosso debate público, a socióloga Angela Alonso estudou o tema sistematicamente desde sua eclosão. Em Treze, ela analisa a experiência dos governos petistas e sua relação tensa com a sociedade organizada, expressa no teatro da rua.

Junho de 2013 foi composto por muitos movimentos, de orientação distinta e com agendas próprias, atuando simultaneamente. Para Alonso, o ponto em comum, à esquerda ou à direita, era a contestação aos governos do PT. No livro, ela discute os principais embates das gestões petistas, construindo um panorama amplo e complexo de nossa experiência política recente.

O lançamento do livro Treze - A política de Rua de Lula a Dilma será no dia 16 de junho,  às 19 horas, na Livraria da Vila, Rua Fradique Coutinho, nº 915, Pinheiros,  São Paulo. Após bate-papo com o jornalista Fernando de Barros e Silva, haverá sessão de autógrafos.

 

Autora
Angela Alonso é professora titular do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo e pesquisadora do Cebrap. Colunista da Folha de S.Paulo, é autora de Ideias em movimento (Paz e Terra, 2002) e, pela Companhia das Letras, Joaquim Nabuco (2007) e Flores, votos e balas (2015), também publicado como The Last Abolition (Cambridge, 2022).


O livro pode ser adquirido no site da Companhia das Letras

Com informações da Companhia das Letras