Fapesp oferece bolsas de IC a ingressantes por meio de ações afirmativas

Projeto voltado a graduandos recebe propostas até setembro e faz parte do Programa de Equidade, Diversidade e Inclusão da instituição

Por
Redação
Data de Publicação
Editoria

Estudantes fazem pesquisa na área de história
Alunos da graduação em História. Imagem: Cecília Bastos/USP Imagens

Iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) proporcionará bolsas de iniciação científica (IC) para alunos que ingressaram na graduação por meio de ações afirmativas. O programa busca diversificar a força de trabalho em pesquisa e tanto estudantes do ensino superior público quanto privado podem se inscrever, desde que sejam atendidos os critérios de elegibilidade da bolsa.

O prazo para as inscrições das propostas é até o dia 15 de setembro de 2023. A organização fará a análise de todas as propostas recebidas até a data e anunciará os resultados até dezembro. 

Um dos diferenciais da iniciativa para os alunos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP é a possibilidade de acumulação da bolsa de IC com outro auxílio assistencial fornecido pela USP. Os estudantes também poderão realizar atividades de monitoria enquanto fazem a pesquisa de IC, desde que autorizados pela Fapesp. 

Para mais informações sobre a iniciativa da Fapesp, consulte o site: fapesp.br/16173/chamada-ediic

Sobre a iniciação científica

A iniciação científica é um programa de pesquisa destinado a alunos de cursos de graduação de todas as áreas de conhecimento. Na USP, é possível fazer IC com ou sem bolsa. O propósito de participar de um programa de IC é estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade. Na FFLCH, o registro formal das pesquisas é feito por intermédio da Comissão de Pesquisa.

Para mais informações sobre a iniciação científica na FFLCH, consulte o site: pesquisa.fflch.usp.br/bolsas-e-editais-ic

*Com informações da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)