USP e Korea University assinam acordo de cooperação internacional

A cerimônia de assinatura do documento foi realizada no dia 20 de julho e contou com a presença dos dirigentes das duas universidades

Por
Redação
Data de Publicação
Editoria
(Da esq. p/ dir.) A pró-reitora adjunta de Pesquisa, Susana Inés Córdoba de Torresi; o reitor da Korea University, Dong-One Kim; a vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda; o vice-reitor para Assuntos Internacionais, Sang-Kee Song; e o diretor adjunto da área de Mobilidade na Aucani, Paulo Henrique Braz da Silva – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A USP e a Korea University assinaram, na última quinta-feira, dia 20 de julho, um acordo de cooperação acadêmica internacional. A cerimônia, realizada no Salão de Atos da Reitoria, teve a presença da vice-reitora da Universidade, Maria Arminda do Nascimento Arruda, e do reitor da instituição coreana, Dong-One Kim.

O acordo tem a intenção de promover a colaboração entre as duas instituições por meio do intercâmbio de membros das comunidades universitárias e da elaboração de projetos de pesquisa e eventos científicos e culturais.

“Esta celebração do convênio entre a Universidade de São Paulo e a Korea University é motivo de alegria para todos nós, pela oportunidade que cria de avançarmos na cooperação científica entre os nossos países”, afirmou Maria Arminda. “Considerando o elevado desempenho apresentado pelas nossas universidades nos rankings internacionais, faço votos que possamos aprofundar essas trocas já existentes”, disse. A Korea University está na 79ª posição no QS World University Rankings 2024.

O reitor da Korea University afirmou ter uma relação especial com o Brasil, país que está visitando pela sétima vez. Segundo ele, esta viagem foi realizada com a intenção de “assinar o memorando de entendimento, que fortalece a parceria e o intercâmbio entre os alunos das duas universidades”.

“O Brasil e a Coreia do Sul possuem histórias e desafios sociais distintos. No entanto, ambas as sociedades convergem no cultivo de valores modernos, como a busca pela paz internacional, pela democracia, pelo desenvolvimento sustentável e pela prosperidade social através do progresso científico e tecnológico”, disse a vice-reitora – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Na ocasião, a vice-reitora contou com o auxílio da professora Yun Jung Im Park, criadora, junto com o professor Antonio José Bezerra de Menezes Junior, do curso de Coreano da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), o único curso de graduação nessa área existente na América do Sul. A professora foi a intérprete do discurso da vice-reitora para o idioma dos visitantes.

Também estiveram presentes à cerimônia a pró-reitora adjunta de Pesquisa, Susana Inés Córdoba de Torresi; o diretor adjunto da área de Mobilidade na Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Paulo Henrique Braz da Silva; o vice-reitor para Assuntos Internacionais da Korea University, Sang-Kee Song; e o assistente do presidente da KU, Minsoo Park.

Por Ingrid Gonzaga (estagiária) - Sob supervisão de Adriana Cruz
Postagem original: https://jornal.usp.br/institucional/usp-e-korea-university-assinam-acordo-de-cooperacao-internacional/