Guerra e Paz de Liev Tolstói é publicado

Considerado um clássico da literatura russa, o romance aborda a invasão napoleônica na Rússia

Por
Larissa Gomes
Data de Publicação

HOMEM BARBUDO COM PAISAGEM ATRAS
O livro é uma epopeia carregada de autenticidade, que instiga o leitor a cada capítulo, sua leitura é de fácil compreensão, com linguagem contemporânea. Segundo Aurora Fornoni Bernardini.

No século XIX Liev Tolstói lançou seu livro Guerra e Paz, um clássico russo que revolucionou a ideia do que é romance. A obra narra a história de três famílias percorrendo diversos momentos históricos na Rússia, em particular, a invasão napoleônica. 

O livro é uma epopeia carregada de autenticidade, que instiga o leitor a cada capítulo. Sua leitura é de fácil compreensão, com linguagem contemporânea, segundo Aurora Fornoni Bernardini, professora titular do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Guerra e Paz possui uma narração extremamente dinâmica, destacada pelas refinadas descrições psicológicas dos personagens. 

Uma curiosidade é que grande parte da narrativa teve a contribuição de Sofia Tolstói, esposa do autor. Ela transcreveu a obra sete vezes, introduzindo emendas e discussões essenciais para o resultado final da obra e colaborando na criação psicológica das personagens femininas. 

Ademais, no livro são apresentadas ao leitor reflexões filosóficas que Sofia recomendou ao marido que fossem colocadas no final. Segundo Aurora Bernardini, tal mudança foi essencial, pois o que interessa ao leitor é acompanhar a evolução da trama e não se ver interrompido em considerações filosóficas.

---

Aurora Fornoni Bernardini possui graduação em Letras - Língua e Literatura Inglesa pela FFLCH (1963), mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela FFLCH (1970), doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1973) e livre-docência em Literatura Russa pela Universidade de São Paulo (1978). Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura comparada, literatura russa, literatura italiana, teoria literária, teoria da narrativa e tradução literária.