IV Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação na América Latina

Início do evento
Final do evento
Início inscrição
Fim inscrição
E-mail contato
celacc@usp.br
Telefone Contato
(11) 3091-4112
Docente responsável
Prof. Dr. Dennis de Oliveira
Local
Escola de Comunicação e Artes - Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária
O evento será gratuito ou pago?
pago
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Emissão de certificado
Sim
Participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

O IV SICCAL pretende reunir pesquisadores, intelectuais, lideranças de movimentos sociais, estudantes e público interessando do modo geral, dos países latino-americanos, para um encontro com o objetivo de debater as experiências de estudos e pesquisas que tem como fulcro a constituição de epistemologias que se inserem no que se convencionou chamar de pensamento decolonial e como objeto de estudo, as experiências de movimentos sociais contemporâneos e a interface com a cultura e a comunicação.

A construção deste simpósio é produto da experiência do Celacc na promoção dos três primeiros simpósios, em 2000, 2001 e 2010, e também do projeto de pesquisa financiado pela FAPESP “Movimentos sociais, cultura, comunicação e território na América Latina” (Processo 2016/01203-0) que possibilitou aos pesquisadores do núcleo estabelecer contatos e parcerias com pesquisadores de outras instituições latino-americanas, bem como lideranças de movimentos sociais. Desta forma, este IV Simpósio é um momento ímpar para a consolidação de redes internacionais latino-americanas de pesquisa e projeções de novas temáticas para pesquisas futuras.

CHAMADA DE TRABALHOS

O Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC) abre chamada de trabalhos para serem apresentados no IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CULTURA E COMUNICAÇAO NA AMERICA LATINA a ser realizado de 12 a 14 de novembro na Universidade de São Paulo (USP). Os trabalhos deverão ser submetidos a um dos GTs do Simpósio listados abaixo e podem ser apresentados em português, espanhol ou inglês.

Nesta etapa, os proponentes deverão apresentar um resumo expandido do trabalho com no mínimo 1.000 e no máximo 1.500 caracteres, incluindo breves e concretas informações sobre o Objeto do trabalho acadêmico, Objetivos, Metodologia, Resultados, Conclusões do trabalho, mas de forma contínua e dissertativa. Nas referências, deverão constar apenas autores e obras mencionados no texto, obedecendo-se às normas da ABNT.

A submissão dos trabalhos deverá ser feita exclusivamente no formulário eletrônico disponível na página do evento. Todos os dados constantes do formulário eletrônico deverão ser preenchidos.

PRAZO PARA SUBMISSÃO: até 15 de outubro de 2018
RESULTADOS DA AVALIAÇÃO: até 31 de outubro de 2018

Uma vez aprovados, os autores deverão entregar até o dia 7 de novembro a integra dos trabalhos para constarem nos anais do eventO, utilizando o modelo de template (disponível a partir do dia 15 de outubro) constante no site. Somente serão aceitos trabalhos encaminhados neste modelo.

GRUPOS DE TRABALHO
GT 1 – Produção, circulação e fruição de bens culturais
Neste GT, serão apresentados trabalhos que versam sobre o processo e os circuitos de produção, circulação e fruição/consumo de bens simbólicos e culturais, tratando de temas como: conceitos de indústrias de bens simbólicos (indústria cultural, industrias criativas), economia da cultura, políticas públicas e privadas de fomento à produção cultural, em particular no contexto latino-americano.

GT 2 – Comunicação, cultura e diversidade
Os trabalhos a serem apresentados neste GT devem tratar sobre as interfaces entre comunicação e cultura, com ênfase na diversidade cultural. Dar-se-á destaque a pesquisas que tratem de experiências de comunicação popular, comunitária e alternativa construídas a partir de contextos culturais populares.

GT 3 – Territórios e conflitos urbanos
Neste GT, os trabalhos apresentados deverão ser produtos de pesquisas que tratem dos processos de ressignificação dos territórios a partir da ação de movimentos sociais que mobilizem o resgate de elementos da cultura popular e os recursos políticos e informacionais existentes, transformando os territórios ressignificados em potenciais contra-hegemônicos.

GT 4 – Metodologias participativas e pesquisas sobre movimentos sociais
Aqui, serão apresentadas pesquisas que tenham propostas de metodologias participativas aplicadas a estudos de experiências de movimentos sociais. O objetivo deste GT é refletir sobre os desafios teóricos das pesquisas que tenham estas metodologias como centro.

CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
O IV SICCAL contará com uma programação exclusiva para estudantes de graduação. Os interessados em submeter um trabalho deverão escolher a opção de inscrição GRADUAÇÃO.

Imagem
IV Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação na América Latina