Professora Maria Augusta Vieira é homenageada na Espanha

Docente do Departamento de Letras Modernas da FFLCH USP recebeu reconhecimento por suas contribuições como pesquisadora de literatura espanhola
Por
Paulo Andrade
Data de Publicação
Editoria
Notícias

 

A professora Maria Augusta da Costa Vieira foi homenageada por suas contribuições como docente e pesquisadora de literatura espanhola em evento com a presença do Rei da Espanha Filipe VI e estudiosos de diversos países.

A cerimônia "Homenaje al Hispanismo Internacional" foi realizada em 26 de setembro em Madri, na Espanha, pela Fundación Duques de Soria, em conjunto com o Rei Felipe VI, e reuniu um grupo de 59 hispanistas (estudiosos da língua e das letras espanhola e hispano-americanas) de 36 países.

O encontro contou oito mesas de trabalho com os temas: "História", "Geografia dos Hispanismos", "Crise do Hispanismo? - Visões anticanônicas e discursos críticos", "Traduções do Quixote", "Olhando para o futuro do Hispanismo", "Por que mundo hispânico?", "A língua espanhola e as culturas hispânicas", "Ser hispanista".

"Além da reunião do grupo com momentos festivos e de comemoração, a homenagem nos levou também para a reflexão sobre questões fundamentais do hispanismo no mundo. Os homenageados foram divididos em grupos, com a incumbência de discutir e formular um documento para cada tema proposto", conta a professora.

A docente acredita que a homenagem é, indiretamente, um reconhecimento aos trabalhos e divulgação da cultura espanhola realizados pela USP. Maria Augusta Vieira é Professora Titular do Departamento de Letras Modernas da FFLCH USP e pesquisadora de literatura espanhola dos séculos XVI e XVII, em particular a obra de Miguel de Cervantes.

Fundación Duques de Soria

A fundação é uma instituição cultural espanhola sem fins lucrativos, com sede em Soria, na Espanha, criada em 1989 por iniciativa e sob o presidência dos duques de Soria Doña Margarita de Borbón e Don Carlos Zurita.

Seu principal objetivo é colaborar com o estudo e divulgação da cultura espanhola em um sentido amplo, com especial referência à linguagem, através de atividades acadêmicas complementares às programadas pelas universidades.

Algumas fotos da homenagem podem ser conferidas no site da Fundación Duques de Soria.

Com informações de www.fds.es