Faculdade recebe evento dos 20 anos da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares

Durante a comemoração, também será realizada uma homenagem ao professor Paul Singer, falecido neste ano e criador da Incubadora
Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria
Notícias

 

professor Paul Singer
Paul Singer durante evento sobre economia solidária, tema no qual ele é referência - Foto: site Marco Zero


A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade de São Paulo (ITCP-USP) está completando 20 anos em 2018. Para comemorar a data, será realizado nos dias 6 e 7 de dezembro, quinta e sexta-feira, o Seminário Extensão, Ensino e Pesquisa: 20 anos da ITCP USP, no Auditório Milton Santos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLCH) da USP.

Durante o evento, também haverá uma homenagem ao professor da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP Paul Singer (1932-2018), um dos principais teóricos da economia brasileira e que a partir de um grupo de estudos coordenado por ele ajudou a fundar a ITCP. Singer faleceu em abril e, na ocasião, a FFLCH realizou um evento para homenageá-lo. 
 
A Incubadora é um programa de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, que promove e fortalece iniciativas de Economia Solidária a partir da educação popular, da multidisciplinaridade e na perspectiva da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão.

Ao longo de seus 20 anos de existência foram desenvolvidos com as comunidades dezenas de projetos de desenvolvimento local solidário, por meio, prioritariamente, da incubação de Economias Solidárias e de redes, da formação de multiplicadores e da participação no movimento de economia solidária.

Desde a criação da ITCP até os dias atuais, docentes e alunos da FFLCH participam das atividades desenvolvidas pela Incubadora. Atualmente, o professor do Departamento de Geografia Carlos de Almeida Toledo e muitos alunos de Geografia da Faculdade desenvolvem atividades na Incubadora.

Programação

A homenagem ao professor Singer será realizada em dois momentos, na abertura, no dia 6, às 19h, que contará com representantes da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, personalidades ligadas à temática da Economia Solidária e familiares do docente, como suas filhas Helena e Suzana Singer, a primeira é socióloga e educadora, e a segunda é jornalista e cientista social. Depois, às 21h30, acontecerá o lançamento do livro Paul Singer - uma vida pra outra economia, de Aline Mendonça dos Santos e Claudio Nascimento, Editora Lutas Anticapital.

No segundo dia do evento, 7 de dezembro, às 14h30, será realizada uma mesa com o tema Extensão Universitária: A experiências das Incubadoras. E, às 19h, o debate é sobre a Atualidade da economia solidária com os movimentos solidários.

A participação é gratuita e aberta ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. Confira a programação completa na página do Facebook da ITCP. 

O evento acontecerá no Auditório Milton Santos do Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História), na Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações pelo telefone: (11)3091-5828 ou por e-mail: itcp@usp.br

Com informações da ITCP-USP