Professora Munira Hamud Mutran é homenageada na Irlanda

Docente do Departamento de Letras Modernas da FFLCH recebeu reconhecimento por suas contribuições na área de estudos irlandeses no Brasil
Por
Paulo Andrade
Data de Publicação
Editoria
Notícias

 

A professora Munira Hamud Mutran, do Departamento de Letras Modernas da FFLCH, recebeu o Presidential Distinguished Service Award, em reconhecimento às suas contribuições na área de estudos irlandeses e ao impacto do Programa de Estudos Irlandeses da FFLCH no Brasil.

O prêmio foi entregue no último dia 29 de novembro pelo Presidente da Irlanda, Michael D. Higgins, na casa presidencial Áras an Uachtaráin, na capital Dublin.

Munira é pioneira no desenvolvimento de estudos irlandeses no Brasil. O Programa de Estudos Irlandeses da USP, que ela estabeleceu há 38 anos, teve profundo impacto nacional e internacionalmente, apoiando o desenvolvimento de estudos irlandeses em outras partes da América Latina.

A professora lecionou literatura irlandesa no programa de pós-graduação da FFLCH desde 1980, formando 25 mestres, 20 doutores e uma pós-doutora. Por 20 anos ela foi a principal organizadora das comemorações do Bloomsday, em São Paulo, que se espalhou para outras importantes cidades brasileiras.

Em 1989, foi co-fundadora da Associação Brasileira de Estudos da Irlanda, e é também diretora honorária da Cátedra WB Yeats of Irish Studies na FFLCH USP.

Confira abaixo algumas imagens da Cerimônia:

prêmio-munira

 

munira2

 

Com informações de Department of Foreign Affairs and Trade/ Ireland