Lançamento: Terra e Paz: Antologia Poética

A obra reúne 80 poemas de Yehuda Amichai, um dos maiores poetas israelenses, traduzidos pelo professor Moacir Amâncio, da FFLCH
Por
Paulo Andrade
Data de Publicação
Editoria
Notícias

 

Dia 30 de janeiro acontece o lançamento do livro Terra e Paz: Antologia Poética, do poeta israelense Yehuda Amichai, com tradução do professor Moacir Aparecido Amâncio, do Departamento de Letras Orientais da FFLCH USP.

Com lançamento pela editora Bazar do Tempo, a obra reúne 80 poemas de Yehuda Amichai, considerado por muitos o maior poeta israelense do século XX, e que foram traduzidos diretamente do hebraico pelo professor Amâncio. 

Amichai construiu uma produção rica e diversificada, renovando as leituras da cultura e tradição judaica. Sua obra contribuiu para a recuperação e modernização do hebraico, fazendo do idioma um caminho para expressão de suas temáticas.

As experiências vividas pelo poeta na Segunda Guerra Mundial e nas Guerras da Independência de Israel, do Sinai e Yom Kipur são parte importante de sua escrita. As perdas e memórias vividas no nazismo, assim como o diálogo entre um passado bíblico e as vivências cotidianas modernas, sintetiza a busca de uma expressão da humanidade contemporânea que se apresenta em cada poema do autor.

Moacir Amâncio

Além de professor, Moacir Amâncio também atua como ensaísta, jornalista, escritor e poeta. Possui graduação em Comunicação Social e doutorado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica. É pesquisador na FFLCH atuando principalmente com poesia, poemas, contos, romances e artes visuais. É autor de diversas obras sobre literatura e cultura judaica e colunista de literatura da revista Cult e outras publicações.

O evento de lançamento acontece das 19 às 22 horas, na sede da Comunidade Shalom, na Rua das Fiandeiras, 295, São Paulo. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Com informações da Editora Bazar do Tempo e Departamento de Letras Orientais da FFLCH USP

Terra e Paz: Antologia Poética