Docentes de Estudos Clássicos ministram palestras em Portugal

Paulo Martins e João Angelo Oliva Neto participam de Jornada de Estudos Clássicos e de Ciclo de Seminários CH-ULisboa em História Antiga, nos dias 9 e 11 de abril
Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria
Eventos
Institucional

 

 

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Prédio da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, na qual os professores vão participar de ciclo de seminários e também assinar convênios, um específico com a FFLCH e outro geral com a USP - Foto: Divulgação ULisboa


Na próxima semana, Paulo Martins e João Angelo Oliva Neto, docentes do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP ministram palestras em universidades de Portugal.

A participação em eventos acadêmicos nas instituições de ensino superior portuguesas é uma forma de divulgar as pesquisas realizadas na FFLCH e estreitar as relações com pesquisadores e interessados nos estudos clássicos.


 

evento UCP
Jornada de Estudos Clássicos

No dia 9, às 10h, os professores realizam conferência na Jornada de Estudos Clássicos da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Braga. A temática abordada por eles apresentará a importância e atualidade da herança greco-latina.

A conferência de Martins é O Classicismo de Augusto: a perenidade e o novo na escultura e na pintura, na qual ele falará de um tema interessante no contexto da identidade original de Bracara Augusta, mas que também sublinha a antiguidade do marketing político.

Em seguida, Oliva Neto falará sobre Abusos da Epistolografia em Plínio, o Jovem, apontando para um modelo antigo de construção de imagem para o exterior, notável pela adulação e pelo refinamento da palavra.

Na quinta-feira, 11 de abril, às 11h, os professores estarão na capital portuguesa para participar do Ciclo de Seminários CH-ULisboa em História Antiga na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), organizado pelo Centro de História em conjunto com o Centro de Estudos Clássicos.

Os títulos das comunicações dos professores Martins e Oliva Neto são, respectivamente: Vnus fiat e pluribus: o galo de Propércio e O priapo vulgar e um priapo insólito.  

Este ciclo é um espaço aberto de divulgação, debate e reflexão científica com especialistas e acadêmicos sobre variadas problemáticas do mundo antigo.

Convênios


 

FLUL
Cartaz do evento

Os dois professores são da área de Língua e Literatura Latina do DLCV. Paulo Martins é graduado em Letras, com habilitação em Grego e Latim, com mestrado e doutorado em Letras Clássicas, todos pela USP. Tem experiência nas áreas das Letras Clássicas, com ênfase nos seguintes temas: Elegia Clássica (greco-Iatina) e Retórica e Poética da Imagem Verbal e Não-verbal na Antiguidade Clássica.

Ele foi vice-presidente e presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), respectivamente, de 2010 a 2011 e de 2016 a 2017; na qual também atuou como presidente do Conselho Editorial da Revista Classica de 2010 a 2011 e seu editor de 2011 a 2012. De 2009 a 2011, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da FFLCH.


João Angelo Oliva Neto tem graduação em Letras, com habilitação em Inglês e Português e Latim e Grego; tem mestrado e doutorado em Letras Clássicas, todos pela USP. Atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: gêneros da poesia antiga, tradução poética do grego e do latim e estudos de história da tradução de poesia greco-latina em português. O docente foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas, de 2002 a 2004.

Na viagem a Portugal, o professor Paulo Martins, que também é o atual vice-diretor da FFLCH, aproveitará para firmar convênios com a Universidade de Lisboa, um específico com a FFLCH e outro geral com a USP.