FFLCH realiza primeira fase do Siicusp, de 18 a 22/10

São 73 mesas, com a apresentação de 348 pesquisas, com 220 orientadores e 146 avaliadores. As atividades podem ser acompanhadas na transmissão do canal SIICUSP FFLCH no YouTube

Por
Eliete Viana
Data de Publicação

 

logo Siicusp


Na próxima semana, de 18 a 22 de outubro, das 9h às 17h, de forma virtual, será realizada a primeira fase do 29º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). 

A mesa de abertura, no dia 18, às 10h30, tem o tema A pesquisa em Línguas e Literaturas Estrangeiras para as Humanidades, com a participação de dois professores do Departamento de Letras Orientais da FFLCH: Leiko Matsubara Morales e Paulo Daniel Farah, sob a coordenação do professor Adrián Pablo Fanjul, do Departamento de Letras Modernas.

Esta primeira fase na FFLCH terá 73 mesas, com a apresentação de 348 pesquisas, com 220 orientadores e 146 avaliadores. Os alunos terão até 10 minutos para apresentar suas pesquisas. O formato é livre: oral, slides, vídeo, etc. Nestes números constam os três trabalhos realizados pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). A FFLCH é a Unidade com o maior número de trabalhos inscritos.
 

nuvem de palavras Siicusp


Os trabalhos contemplam todas as áreas de pesquisa da FFLCH, conforme a nuvem de palavras indica. Clique aqui para conferir a lista dos resumos dos trabalhos (use control+f para buscar). 

A lista das mesas de apresentação pode ser conferida por ordem alfabética de: aluno, avaliador, orientador. A avaliação dos trabalhos tem prazo de até o dia 23 de outubro para ser feita  veja critérios e endereço (posterior às apresentações).

As atividades de todas as mesas podem ser acompanhadas na transmissão do canal SIICUSP FFLCH no YouTube. 

Importância 
​​​​​​​

"O SIICUSP é um evento anual de divulgação das pesquisas científicas e tecnológicas realizadas pelos alunos de graduação da USP. A pesquisa acadêmica é um elemento fundamental à universidade, pois fomenta a integração dos seus docentes, estudantes, linhas de pesquisa e laboratórios", destaca o presidente da Comissão de Pesquisa da FFLCH, Alfredo Pereira de Queiroz. 

A iniciativa é organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e pelas Comissões de Pesquisa das Unidades, que tem como objetivo tornar público os resultados dos projetos de pesquisas realizados pelos alunos de graduação da universidade, através dos Programas de Iniciação Científica, e outras instituições nacionais e internacionais e despertar uma atitude crítica e a criatividade do aluno de graduação, contribuindo assim para a formação dos participantes.

Desde a edição de 2014, o SIICUSP é composto de duas fases. Na primeira, cujas inscrições estiveram abertas de 9 de agosto a 10 de setembro, cada Unidade, ou grupo de Unidades, organiza seu próprio evento, com trabalhos de sua área específica.

Os estudantes apresentam seus projetos para uma comissão avaliadora, que indica os que forem melhor avaliados para a segunda fase, denominada "Etapa internacional", que neste ano ocorrerá de 29 de novembro a 2 de dezembro. Nessa fase, os estudantes selecionados têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos novamente, em evento com participação de todas as áreas do conhecimento. 

A programação do evento é aberta a todos os estudantes, docentes, pesquisadores e público geral interessado. Estudantes de universidades estrangeiras também participam apresentando seus projetos, selecionados por comitês de sua instituição.