FFLCH promove vacinação contra sarampo no dia 05/07

Campanha é dirigida a alunos, docentes e funcionários da Faculdade
Por
Redação
Data de Publicação
Editoria
Institucional
Notícias

 

 

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove uma vacinação contra sarampo no dia 05 de julho, das 10h às 13h, no saguão dos auditórios Milton Santos e Nicolau Sevcenko, localizado no Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História).

A vacinação será conduzida por profissionais de saúde do Centro de Saúde Escola Samuel Barnsley Pessoa (CSEB), que é uma unidade docente-assistencial da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), e é dirigida a alunos, docentes e funcionários da FFLCH. 

Segundo a  Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) do Butantã, um membro discente da FFLCH foi diagnosticado com sarampo esta semana. Por se tratar de uma doença infecciosa grave, extremamente contagiosa, o procedimento padrão é garantir a vacinação de todos os expostos ao vírus, para interromper a transmissão, conforme recomendado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA):

 

Vacinação de Bloqueio - frente a caso suspeito de sarampo

A vacinação de bloqueio tem por objetivo aumentar rapidamente a imunidade da população, de maneira a interromper a transmissão e diminuir a extensão e a duração do surto. Deve ser realizada na suspeita, preferencialmente no prazo máximo de até 72 horas após a notificação do caso, eliminando os suscetíveis no menor tempo possível. Tendo em vista o cenário epidemiológico atual do sarampo no município de São Paulo, no sentido de efetivamente interromper a circulação do vírus e controlar os surtos, devido à dinâmica atual de transmissão viral, recomenda-se ampliar a vacinação de bloqueio por meio da vacinação não seletiva de todos os expostos, independente da situação vacinal e da história pregressa da doença.

A ampliação da vacinação não seletiva no bloqueio consiste em vacinar todos os expostos, abrangendo todos os locais rotineiros, incluindo todos os moradores do condomínio da residência (se for o caso), todos do local de trabalho, todos de todos os períodos da creche, escola, ou faculdade, etc.

 

Para mais informações sobre o sarampo e o surto atual da doença, acesse o documento Medidas de controle de sarampo, publicado pela COVISA, em junho de 2019.

A vacina contra sarampo também é oferecida gratuitamente em toda a Rede SUS. É possível localizar os postos de vacinação do município de São Paulo por meio do Sistema de Localização de Estabelecimentos de Saúde da Rede SUS do Município de São Paulo.

 

Vacinação

Data: 05/07, das 10h às 13h

Público-alvo: alunos, docentes e funcionários da FFLCH

Local: Saguão dos auditórios Milton Santos e Nicolau Sevcenko - Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História)
Av. Prof. Lineu Prestes, 338 | Cidade Universitária | São Paulo-SP | CEP 05508-000