FFLCH realiza curso sobre elaboração e gestão de projeto e orçamento

São 40 vagas gratuitas, voltadas para funcionários da FFLCH, da USP e o público em geral. As aulas serão dadas por Jose Luiz Portella Pereira, engenheiro especializado em gestão, orçamento e planejamento e doutorando em História Econômica
Por
Eliete Viana
Data de Publicação

 

 

curso orçamento
Durante as aulas do curso Elaboração e Gestão de um Projeto e Administração de Orçamento, os participantes vão elaborar um projeto baseado nas necessidades da área em que trabalha - Foto: Marcos Santos / USP Imagens 



De 1º a 18 de agosto, estarão abertas as matrículas para o curso de difusão Elaboração e Gestão de um Projeto e Administração de Orçamento, voltado para os funcionários e os gestores que elaboram projetos e são responsáveis por orçamentos. São oferecidas 40 vagas.

O curso é gratuito e pode ser feito não só por funcionários da FFLCH, mas de toda a USP, assim como o público em geral. O objetivo é habilitar e instruir os participantes a elaborar um projeto com todos os elementos técnicos necessários e fornecer conhecimento para gerir um orçamento como administrador.

O conteúdo não é só voltado aos funcionários que trabalham na área administrativa ou financeira da USP, por exemplo. Pois, os temas abordados são também para as pessoas que são de outras áreas e passaram a exercer ou já exercem atividades de chefia e gestão, porém não têm formação administrativa. 

Prático 

“É um curso muito prático, no qual vou mostrar como desenvolver um projeto dentro do orçamento real que os participantes possuem em suas Unidades, seções e o participante desenvolverá um projeto da área de gestão na qual ele está trabalhando”, explica o ministrante do curso, Jose Luiz Portella Pereira.

Portella, como é conhecido, é engenheiro especializado em gestão, orçamento e planejamento. Coordenou a elaboração e implantação do Estatuto do Torcedor e Lei de Responsabilidade do Futebol (leis 10.671 e 10.672/2003). É colunista do Portal Lance!, desde 2003, e membro do Conselho Editorial. Na FFLCH, é doutorando em História Econômica, desenvolvendo a tese Governança Econômica dos Clubes de Futebol no Brasil — Economia do Futebol. E, é representante dos alunos de Pós-Graduação na Congregação da Faculdade.
  
As atividades do curso serão desenvolvidas durante 10 aulas, de 20 de agosto a 29 de outubro, às terças-feiras, das 14h30 às 16h45, em sala a definir no edifício de Filosofia e Ciências Sociais, localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 – Cidade Universitária, São Paulo.  

As matrículas para o curso Elaboração e Gestão de um Projeto e Administração de Orçamento são gratuitas e estarão abertas de 1º a 18 de agosto, ou enquanto houver vagas, apenas via on-line, pelo Sistema Apolo da USP. Ao acessar o sistema, o interessado deve escolher a Unidade que oferece o curso (que estará descrita por seu nome completo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) e depois clicar no nome do curso.  

Mais informações com o Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH pelo telefone: (11) 3091-4645 ou por e-mail: agenda@usp.br.

Outras edições  

Este curso já foi ministrado por Portella em outras duas oportunidades na FFLCH. Em 2017, de setembro a outubro, voltado somente aos funcionários da Unidade; e em 2018, de março a junho, com os funcionários e o público externo também. 

E, no primeiro semestre deste ano, em 20 de fevereiro, Portella ministrou na FFLCH o Workshop sobre estratégias para trabalhar com o orçamento público

O workshop foi voltado aos professores que exerciam cargos de chefia, como chefes de Departamentos, coordenadores de Programas de Pós-Graduação e diretores de Centros; além de funcionários que são chefes de Serviços. A ideia era apresentar a importância de uma boa gestão e otimizar o desempenho orçamentário na Faculdade.

A iniciativa de realizar o curso de extensão e o workshop tem o intuito auxiliar na capacitação e atualização dos funcionários, assim como aperfeiçoar as práticas administrativas na Faculdade.