No dia 10 de setembro, a Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e a Escola Técnica Estadual (ETEC) Cepam, estabeleceram uma parceria para impulsionar a criação de Atividades Extensionistas (AEX) e facilitar a curricularização da extensão nos cursos de graduação da FFLCH.
A iniciativa representa um passo significativo para a integração do conhecimento acadêmico com as demandas da sociedade, oferecendo aos estudantes da Faculdade a oportunidade de aplicar seus aprendizados em projetos práticos de extensão universitária. A ETEC Cepam, conhecida por sua atuação no Campus da USP, oferece cursos técnicos na área de Gestão Pública, além do ensino médio integrado com habilitações técnicas.
Wagner Costa Ribeiro, presidente da CCEx, ressaltou a importância estratégica dessa colaboração. “Promover ações junto à rede pública de ensino é fundamental porque estreita relações que envolvem pesquisas e demandas da sociedade. No momento atual, tratar de temas como direitos humanos, justiça ambiental e cidadania, entre outros, qualifica o debate público e contribui para a formação crítica e cidadã de estudantes”, destaca.
A parceria com a ETEC Cepam permitirá o desenvolvimento de AEX em áreas diversas, promovendo a troca de conhecimentos e experiências entre estudantes da graduação da FFLCH e a comunidade atendida pela escola. A expectativa é que essa colaboração enriqueça a formação dos futuros profissionais da FFLCH, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento social e educacional, fomentando o debate crítico sobre temas cruciais para a sociedade.
Segundo Mario Tommaso, representante do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) da FFLCH, “a inclusão de atividades de extensão na formação dos graduandos é um processo que está em fase de implementação na Universidade. As primeiras experiências têm sido bem sucedidas, tanto do ponto de vista da avaliação dos grupos atendidos, do engajamento dos alunos da FFLCH e, ainda, do reconhecimento da comunidade USP. Parcerias como esta são fundamentais, pois permitem estruturar canais de diálogo e colaboração entre Universidade e Escola Pública”.
O encontro que selou a parceria contou com a presença de representantes de ambas as instituições. Estiveram presentes Wagner Costa Ribeiro, presidente da CCEx da FFLCH; Mario Tommaso, representante do DLCV da FFLCH; Danilo Ferreira, chefe do Serviço de Cultura e Extensão (SCE) da FFLCH; David Melo, diretor da ETEC Cepam; Adriana Souza, coordenadora da ETEC Cepam; e Joicy de Camargo, assistente técnica da ETEC Cepam.