Entre 6 e 10 de setembro, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP receberá o Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica (SIICUSP). Na sua 33ª edição, o evento conta com uma ampla programação, tendo em sua mesa de abertura o tema "COP 30: Urgência Climática e os desafios das Ciências Humanas". As 480 apresentações orais de pesquisas desenvolvidas por estudantes da FFLCH e do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), serão organizadas em 86 mesas temáticas nas salas do prédio Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História), das 9 às 12 horas.
O SIICUSP acontece anualmente e divulga resultados de projetos de iniciação científica e tecnológica realizados por estudantes da USP e de outras instituições nacionais e internacionais. O evento é uma oportunidade para divulgar resultados de pesquisas desenvolvidas por estudantes, promovendo a divulgação científica pela exposição de seus trabalhos. O SIICUSP atua em três grandes áreas: Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes; e Engenharias e Ciências Exatas e da Terra.
A professora Maria Cristina Correia Leandro Pereira, presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação da FFLCH e responsável pelo evento, explica a importância do Simpósio: “O SIICUSP constitui a principal vitrine de divulgação das atividades de pesquisa conduzidas por nossas alunas e nossos alunos, configurando-se como um momento privilegiado de diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Esse intercâmbio, enriquecido por contribuições de ambos os lados, pode não apenas orientar os rumos futuros das investigações na graduação e na pós-graduação, como também ampliar o alcance social do conhecimento produzido”.
O Simpósio é dividido em duas partes: na primeira etapa, unidades da USP realizam um evento local para apresentar os trabalhos de iniciação científica dos seus alunos e avaliar aqueles que se destacaram. Posteriormente, os trabalhos selecionados na primeira etapa são apresentados na etapa internacional, que envolve unidades nacionais e estrangeiras. A Etapa Internacional será realizada nos dias 26 e 27 de novembro de forma presencial, no campus Butantã.
A programação do SIICUSP é aberta a estudantes, docentes, pesquisadores e ao público geral interessado. “Para muitos estudantes de Iniciação Científica, o evento representa ainda a primeira experiência de apresentação em um encontro acadêmico – marco fundamental no percurso de qualquer pesquisador em formação. Por isso, convidamos toda a comunidade da FFLCH a participar, valorizando o empenho de nossas e nossos estudantes e contribuindo para a manutenção da excelência que caracteriza a pesquisa em nossa Faculdade”, ressalta a professora Maria Cristina.