Entre os dias 6 e 10 de outubro, ocorreu a primeira fase da 33ª edição do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). O evento tem como objetivo divulgar projetos de pesquisas científicas e tecnológicas, de estudantes da USP e de outras instituições nacionais e internacionais.
O SIICUSP foi realizado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), os trabalhos foram apresentados nas salas do edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História). O Simpósio também contou com a parceria do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB).
A mesa de abertura do evento ocorreu na segunda-feira no auditório Nicolau Sevcenko, com a mediação dos professores Emerson Galvani, do Departamento de Geografia, Gabriela Marques Di Giulio, da Faculdade de Saúde Pública da USP e Wagner Costa Ribeiro, do Departamento de Geografia. O tema apresentado pela mesa foi "COP 30: Urgência Climática e os desafios das Ciências Humanas".
As 480 apresentações orais de pesquisas de Iniciação Científica desenvolvidas por estudantes da FFLCH e do IEB foram organizadas em 86 mesas temáticas. O número representa um aumento de 20,6% em relação à edição de 2024, que contou com 398 inscritos.
Cada mesa contou com a participação de dois docentes avaliadores, que mediaram o debate entre os alunos e espectadores. Durante os cinco dias de Simpósio foram apresentados trabalhos de vários campos de pesquisa como Literatura Brasileira, História Medieval, Cinema e TV, Teorias Filosóficas, Mídias Sociais entre outros.
O SIICUSP
O SIICUSP acontece anualmente e divulga resultados de projetos de iniciação científica e tecnológica realizados por estudantes da USP e de outras instituições nacionais e internacionais. O evento é uma oportunidade para divulgar resultados de pesquisas desenvolvidas por estudantes, promovendo a divulgação científica pela exposição de seus trabalhos. O SIICUSP atua em três grandes áreas: Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes; e Engenharias e Ciências Exatas e da Terra.
O Simpósio é dividido em duas partes: na primeira etapa, unidades da USP realizam um evento local para apresentar os trabalhos de iniciação científica dos seus alunos e avaliar aqueles que se destacaram. Posteriormente, os trabalhos selecionados na primeira etapa são apresentados na etapa internacional, que envolve unidades nacionais e estrangeiras. A programação do SIICUSP é aberta a estudantes, docentes, pesquisadores e ao público geral interessado.
A programação do SIICUSP pode ser acessada no site da Comissão de Pesquisa e Inovação da FFLCH.