Nos dias 29 de outubro e 5 de dezembro foram realizadas as oficinas do primeiro bloco participativo do Plano Diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. As reuniões foram organizadas em três horários e locais diferentes para garantir a participação de toda comunidade da FFLCH. No dia 29 foi realizada a primeira reunião das 9h às 12h na Biblioteca Florestan Fernandes, uma semana depois, dia 5 de dezembro, foram realizadas reuniões no período da tarde, de 14h às 17h, e noite, 19h às 22h.
As oficinas foram ministradas por uma equipe designada pela Superintendência de Espaço Físico (SEF), contando com dinâmicas que incentivaram os participantes a compartilhar suas opiniões sobre o espaço físico da Faculdade. A programação da reunião foi dividida em quatro partes: apresentação, aquecimento, oficina e um momento para compartilhar. A apresentação foi dedicada a explicar os antecedentes do projeto, o Plano Diretor do Campus Butantã, e o Plano da Unidade. A SEF compartilhou com os participantes os objetivos e o plano de diretrizes para os próximos 10 anos, além de recapitular a agenda mínima do plano do campus.
Na etapa de aquecimento os participantes foram estimulados a escrever em um papel um problema ou uma potencialidade na Faculdade, conforme um tema escolhido por eles. Após essa atividade, as sugestões foram setorizadas. A dinâmica reforçou as necessidades do grupo sobre temas importantes como acessibilidade, climatização, saneamento, áreas verdes, salas de aula, laboratórios, espaços de convivência e outras demandas estudantis e administrativas.
Na oficina foi solicitado que os participantes preenchessem um formulário online compartilhado através de um QR code. Até 13 de novembro está aberto para sugestões o formulário de consulta pública elaborado pela equipe da SEF. O objetivo é coletar mais respostas e localizar as demandas no espaço, indicando onde exatamente cada potencialidade pode ser encaixada. O momento final da oficina foi destinado a ouvir as impressões dos participantes sobre o andamento da parte participativa do plano por meio do diálogo.
Nos dias 17 e 18 de novembro serão realizadas as oficinas do segundo Bloco do Plano, intitulado “O que queremos”, nele, a comunidade irá se organizar em grupos temáticos e propor soluções para os problemas levantados no Primeiro Bloco. O segundo bloco, assim como o primeiro, contará com reuniões nos períodos da manhã, tarde e noite.
Confira o cronograma do Plano Diretor da FFLCH:
