FFLCH e Université Lumière Lyon 2 articulam novo programa de duplo diploma

Durante visita à FFLCH, o vice-presidente de Relações Internacionais da universidade francesa reafirmou o interesse de replicar o programa existente com a FFLCH, cuja ideia já vem sendo discutida em conversa entre os docentes das duas instituições
Por
Eliete Viana
Data de Publicação

 

diretor-vice-presidente-professora coordenadora
A diretora da FFLCH, Maria Arminda do Nascimento Arruda, (à esquerda) e a professora do Departamento de Letras Modernas Heloísa Brito de Albuquerque Costa receberam o vice-presidente de Relações Internacionais da Université Lumière Lyon 2, Jim Walker, para falar da possibilidade de novo convênio de duplo diploma entre as instituições - Foto: Fábio Nakamura / STI-FFLCH-USP

 

No dia 2 de outubro, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP recebeu a visita do vice-presidente de Relações Internacionais da Université Lumière Lyon 2, França, Jim Walker. Ele participou de uma reunião com a diretora da FFLCH, Maria Arminda do Nascimento Arruda, e com a professora do Departamento de Letras Modernas Heloísa Brito de Albuquerque Costa, no prédio da Diretoria e Administração da Faculdade.

O tema abordado no encontro foi o programa de duplo diploma existente entre as duas instituições para alunos de graduação em Letras habilitação português/francês da FFLCH. Durante a conversa, falaram sobre o andamento do programa, que tem uma ótima avaliação tanto pela FFLCH quanto pela Lyon 2, e da intenção de replicar o sucesso dele para outros cursos da Faculdade: Ciências Sociais, Geografia e História.

O interesse da universidade francesa foi demonstrado em conversas entre docentes da Lyon 2 e a professora Heloísa, que é a coordenadora do programa de duplo diploma na área de francês da FFLCH, e já vem sendo discutido e negociado entre as duas instituições.   

A diretora da FFLCH apoiou a iniciativa de estabelecer outros convênios de duplo diploma com a instituição francesa e pediu para a professora Heloísa dar continuidade às discussões sobre o assunto. Para isso, Heloísa irá realizar reuniões com os coordenadores dos cursos de Ciências Sociais, Geografia e História e verificar com eles a melhor forma de implantar um programa de duplo diploma nestas áreas. Pois, como ela ajudou a formular o programa existente, sua experiência na questão facilitará as tratativas para novos acordos.
  
Outras reuniões 

Antes da conversa com a diretora da FFLCH, o vice-presidente de Relações Internacionais da Université Lumière Lyon 2, Jim Walker, participou de duas outras reuniões, também no dia 2. 

A primeira foi com o professor do Departamento de História Marcelo Rede, que teve o objetivo de começar a pensar nas possibilidades para a realização do duplo diploma na área.  

E, a outra reunião foi com a vice-presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da Unidade, Arlene Clemesha, para falar a respeito dos convênios que a Faculdade e a universidade francesa mantêm há mais de 10 anos. Além de afirmar o interesse da Lyon em estender o programa de duplo diploma para os cursos de Ciências Sociais, Geografia e História da Faculdade e a melhor forma de implantar este novo acordo.  

Programa em vigor

O programa de duplo diploma entre a FFLCH e a Université Lumière Lyon 2  é o primeiro que a Faculdade firmou na graduação. O convênio para a criação do programa foi assinado em julho de 2018. 

O duplo diploma permite que o aluno da Faculdade tenha um diploma francês e o aluno de Lyon tenha um diploma da USP. A equivalência de disciplinas é automática, desde que o aluno tenha cumprido em sua totalidade o plano de estudos proposto pela instituição de ensino superior estrangeira. 

No começo de 2019, a universidade francesa já enviou uma aluna para realizar o intercâmbio na FFLCH, cuja seleção foi realizada em 2018. Na FFLCH, a seleção dos alunos foi feita no primeiro semestre. Ao todo, sete alunos do curso de Letras habilitação português/francês da FFLCH foram selecionados para realizar este intercâmbio. 

O período de aulas dos alunos da FFLCH na Lyon 2 começou em 9 de setembro e vai terminar em julho de 2020.