Biblioteca Florestan Fernandes realiza evento que estimula a leitura e o conhecimento

A programação conta com rodas de conversa, exposição, exibição de filmes e o lançamento do empréstimo de livros para a comunidade externa
Por
Eliete Viana
Data de Publicação


 

BBF
A Biblioteca Florestan Fernandes abriga um acervo de mais de 638 mil volumes, sendo considerada a maior biblioteca universitária do País - Foto: Divulgação


De hoje até sexta-feira, dia 25 de outubro, a Biblioteca Florestan Fernandes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza a Semana do Livro e da Biblioteca.

Com o tema Biblioteca e a Ciência Aberta, serão realizadas diversas atividades, como rodas de conversa, inauguração de exposição, exibição de filmes e o lançamento do serviço de empréstimo livre à comunidade externa. 

O intuito do evento é mostrar que a Biblioteca é um espaço de divulgação do conhecimento e de atividades culturais e não só para armazenamento do acervo e o seu empréstimo. 

A programação faz parte da XXII Semana do Livro e da Biblioteca na USP e da Semana Internacional do Acesso Aberto, que tem o tema geral A Universidade e a Ciência Aberta
 

Livro, leve e solto
Arte: Ricardo Freire / SCS FFLCH


Empréstimo livre 

Um dos destaques da programação é o lançamento da iniciativa Livro, Leve e Solto, na terça-feira, dia 22, às 14h, no qual a comunidade externa poderá realizar empréstimo de livros da Biblioteca.

Pelo regimento das Bibliotecas da USP, os empréstimos do acervo da Universidade só podem ser feitos pela comunidade USP (alunos de graduação, pós-graduação, pós-doutorandos, docentes em exercício, docentes aposentados que continuem a desempenhar atividades na USP e funcionários), ex-alunos, por dois anos após a conclusão do curso; alunos especiais e intercambistas, por um semestre; e pesquisadores convidados, por um ano.

Mas, para incentivar a leitura e atender à comunidade externa, a Biblioteca selecionou uma coleção de livros que podem ser retirados sem nenhuma restrição (como apresentação de documentos) e levados para casa. A coleção inicial desta iniciativa foi doada pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto. Os livros ficarão disponíveis na Sala de Leitura Livre da Biblioteca.

“A ideia é facilitar o acesso aos livros e repassá-los a outras pessoas”, comenta a diretora da Biblioteca Florestan Fernandes, Adriana Cybele Ferrari. Além disso, a iniciativa ajuda a democratizar o conhecimento, levando a informação a mais pessoas.

Conversas 

As rodas de conversas acontecem nos dias 21, 23 e 24 de outubro, das 14h30 às 16h30, nas quais serão abordadas a relação entre a ciência e as bibliotecas. 

No primeiro dia de roda de conversa, o chefe técnico do Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Geociências da USP, Anderson de Santana, falará sobre A Comunicação Científica na América Latina frente ao Plano S. No dia 23, a Ciência Aberta e as Humanidades é o assunto que abordará o vice-diretor da FFLCH, Paulo Martins, e professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. E, no dia 24, a professora da Faculdade de Saúde Pública Angela Maria Belloni Cuenca conversará sobre Ciência Aberta e os Impactos para as Bibliotecas.

Filme e pipoca 

As sessões do Cine Biblioteca vão acontecer nos dias 22 e 25 de outubro, em três horários: 10h, 14h30 e 19h, com a exibição de filmes que mostram o valor das bibliotecas para a sociedade. 

No dia 22, o filme exibido será The Public, de Emilio Estevez (2018) e, no dia 25, haverá a exibição de A máquina do tempo, de Simon Wells (2002) – e os telespectadores das sessões terão direito à pipoca gratuitamente! 

Durante a semana, também será inaugurada a exposição Do arquivo histórico à construção do repositório institucional, que ficará em cartaz até o dia 1º de novembro. 

Nesta exposição, será mostrado o trabalho de coleta, tratamento técnico, armazenamento e disseminação da produção intelectual da Faculdade que a Biblioteca Florestan Fernandes vem realizando desde 1985, o qual se tornou precursor do repositório que a USP mantém e resultou em uma coleção de mais de 27 mil documentos.      
 
Todas as atividades da programação são gratuitas, abertas ao público geral, sem necessidade de inscrições, mas sujeitas ao número de lugares da sala.

As atividades da Semana do Livro e da Biblioteca acontecem nas dependências da Biblioteca Florestan Fernandes, localizada na Av. Prof. Lineu Prestes, Travessa 12, 350 – Cidade Universitária, São Paulo.  

Mais informações na página da Biblioteca Florestan Fernandes http://biblioteca.fflch.usp.br/ ou pelo e-mail: satfflch@usp.br.