FFLCH recepciona seus 1.669 calouros

A Semana de Recepção terá aulas inaugurais, exibição de documentários, peças teatrais, etc. Além disso, os novos alunos vão poder conhecer melhor a Unidade em um dos cerca de 20 estandes montados no vão do prédio de Geografia e História
Por
Eliete Viana
Data de Publicação

 

 

*Matéria atualizada em 17/01/2020, às 13h30

 

cartaz da campanha da semana recepção aos calouros
Cartaz com o tema da campanha deste ano, produzida pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA), sob a coordenação do professor Heliodoro Teixeira Filho, mais conhecido como Dorinho, e pela Pró-Reitoria de Graduação da da USP - Foto: Divulgação

 
De 17 a 21 de fevereiro, será realizada a 22ª Semana de Recepção aos Calouros USP 2020 com o tema “Você Faz Parte de Tudo Isto”. Esta campanha foi desenvolvida com o propósito de criar um ambiente de acolhimento na USP, reforçando a ideia de que a Universidade é um espaço construído por todos e para todos. 

Ao longo da semana, as aulas regulares para os ingressantes serão substituídas por atividades de integração entre os calouros e os veteranos. Institucionalizada em 1998, a Semana é organizada pelas Comissões de Graduação, Centros Acadêmicos e Atléticas das Unidades, com o objetivo de promover a integração entre os alunos e transmitir os valores cultivados pela Universidade: humanismo, excelência, universalismo e solidariedade.

Estandes 

Na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), esta Semana contará com diversas atividades para recepcionar os 1.669 calouros dos seus cinco cursos de graduação: Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Letras.

A Direção da Faculdade organizou uma infraestrutura com cerca de 20 estandes no vão do edifício Eurípedes Simões de Paula – conhecido também como prédio de Geografia e História –, nos quais os funcionários de vários setores e professores apresentarão aos novos alunos um pouco dos serviços e das atividades oferecidas pela Unidade.

No período da Semana de Recepção aos Calouros, os cinco cursos de graduação vão promover aulas inaugurais. Além disso, haverá exibição e discussão de documentários, peças teatrais, mesas de discussão, trabalho de campo, atividades do Giro Cultural da USP, por exemplo.

O curso de Ciências Sociais promoverá uma aula sobre os 100 anos de Florestan Fernandes (1920-1995), no dia 18 de fevereiro, terça-feira, das 14h às 16h, no Auditório Nicolau Sevcenko, com a apresentação do curso de extensão Sociologia em movimento, outros cursos de extensão e coletivos anti-opressão.  

Na quarta-feira, dia 19, às 19h30, será realizada a palestra Introdução ao Pensamento Histórico, no Auditório Fernand Braudel. No dia 21, às 17h, o curso de Filosofia fará uma apresentação e discussão do documentário Batalha da Maria Antonia – que retrata um pouco da história da Faculdade – no local onde aconteceu a história, na Rua Maria Antônia, 258/294 - Vila
Buarque, onde hoje está instalado o Centro Universitário Maria Antônia. 

 

estandes nas matrículas 2019
Estandes montados com informes sobre os serviços oferecidos pela Faculdade, durante a matrícula presencial dos calouros, em 2019 - Foto: Fábio Nakamura / FFLCH-USP


Samba e carnaval

Como esta Semana é realizada às vésperas do carnaval, não podiam faltar atividades relacionadas à festa. No dia 17, às 21h30, o samba fará parte da recepção de Ciências Sociais. No dia 19, das 18h às 19h, é a vez da Letras promover rodas de samba. 

A Associação Atlética Acadêmica Oswald de Andrade (AAAOA) realiza o Atlética Bloco de carnaval, na sexta-feira, à noite. Enquanto que, no sábado, dia 22, os alunos de Geografia vão se encontrar na estação Vila Madalena do metrô, até às 12h, para participarem do cortejo de carnaval - 15 anos do Grupo Maracatu Bloco de Pedra, na Vila Madalena, e assim formarem o Bloquinho da Geo e juntos aproveitarem o carnaval pela cidade de São Paulo.

Os calouros da FFLCH podem acessar a programação completa das atividades na página http://calouros.fflch.usp.br/, onde também podem obter mais informações sobre os cinco cursos de graduação, como criar um e-mail usp.br, procedimentos para o acesso ao Sistema USP, além das questões relacionadas ao apoio e à permanência estudantil na Faculdade e na USP.

Matrícula presencial unificada 

Nos dias 18 e 19 de fevereiro, os alunos ingressantes nos cursos de graduação da USP que realizaram a matrícula virtual deverão confirmar sua matrícula presencialmente para apresentar os documentos originais para conferência. Em 2020, este processo será diferente nos campi de São Paulo, Ribeirão Preto e São Carlos. Nesses locais, a matrícula presencial será unificada. Em anos anteriores, essa etapa era realizada nas próprias Unidades onde os calouros iriam estudar. 

Em São Paulo, os calouros serão recebidos em uma tenda com 1.600 metros quadrados, localizada na Avenida Lúcio Martins Rodrigues, onde receberão todas as informações importantes relativas ao curso e à sua vida acadêmica na Universidade. No local, haverá estandes de informações da Superintendência de Assistência Social (SAS), do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Escritório Alumni USP, além de quiosques de informação. Também haverá uma praça de alimentação com três foodtrucks.

Em seguida, os estudantes serão encaminhados ao interior do auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI), onde entregarão os documentos para efetivar a matrícula na Universidade. 

A FFLCH é a maior Unidade de Ensino e Pesquisa da USP, pois recebe, anualmente, 1.669 calouros, o que corresponde a cerca de 22% dos ingressantes no campus de São Paulo de um total de 7.552 nas 25 Unidades da cidade, e a quase 15% de todos os novos alunos da USP, de um total de 11.147 calouros que a Universidade vai receber neste ano de 2020.


(Com informações da Assessoria de Imprensa da USP)


*Atualizar informação sobre o Bloquinho da Geo