Viagens e turismo são tema do próximo Seminário Humanidade em Tempo de Pandemia da FFLCH

Os convidados são a professora Rita de Cássia Ariza da Cruz, da FFLCH, e o professor Thiago Allis, da EACH, que vão abordar os impactos da pandemia no setor de turismo
Por
Eliete Viana
Data de Publicação

 

aviões estacionados
Aviões estacionados em aeroportos pelo mundo demonstram como a pandemia afetou as atividades ligadas ao turismo, cuja existência depende, elementarmente, da mobilidade humana - Foto: Divulgação


As viagens e as atividades em geral que envolvem o turismo estão entre as questões que as pessoas alegam sentir mais falta durante o isolamento social recomendado por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Pensando nas passagens canceladas, por exemplo, e nos impactos da pandemia no setor de turismo, um dos mais afetados com a crise econômica provocada pela Covid-19, o tema do V Seminário Humanidade em Tempo de Pandemia é Viagens e Turismo em tempos de pandemia, que será realizado no dia 1º de julho, quarta-feira, às 18h.

Os convidados para abordar o tema são os professores Rita de Cássia Ariza da Cruz e Thiago Allis, respectivamente, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e da Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH) da USP. 

Rita é do curso de Geografia, atua na área de Geografia Regional, com pesquisas em turismo e a produção do espaço, com destaque para as políticas públicas de turismo, turismo e patrimônio, agências de viagens, cruzeiros. Neste primeiro semestre letivo, a professora e os seus alunos de graduação da disciplina Geografia do Turismo estão fazendo uma ampla investigação sobre o assunto.

Enquanto Allis leciona no curso de Lazer e Turismo, tem interesse nos assuntos ligados ao turismo, ao planejamento do turismo, ao turismo urbano e às mobilidades. Tem experiência profissional na área de Planejamento Turístico, tendo prestado consultorias e serviços técnicos especializados para entidades de governo e empresas privadas. 


Debate público

O evento é uma iniciativa da Direção da FFLCH em conjunto com a Comissão de Cultura e Extensão Universitária, que pretende convidar especialistas de diversas áreas, inclusive da própria Unidade, para falar à comunidade em seminários virtuais ao vivo, intitulado Humanidade em tempos de Pandemia, debatendo a conjuntura atual.

Já foram realizadas quatro edições deste seminário. Em abril, o primeiro convidado foi o professor da Faculdade de Medicina da USP José Ricardo Ayres, que em sua apresentação falou sobre o cenário da saúde no Brasil, abordando a interface entre a área de saúde e as ciências humanas. Em junho, as apresentações foram retomadas. No dia 10, a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) Elizabeth Igne Ferreira abordou o tema: O uso de cloroquina e hidroxicloroquina para tratamento da Covid-19. 

No dia 17, a professora emérita da FFLCH Diana Luz Pessoa de Barros fez uma apresentação intitulada: A epidemia de Fake News. E, no dia 24, foi a vez do professor do Kabengele Munanga, do Departamento de Antropologia da Faculdade, que falou sobre os protestos contra violência policial e racismo no mundo, por que somente agora os brancos estão participando massivamente das manifestações, assim como o movimento negro e a importância da luta antirracista.

O próximo Seminário Humanidade em Tempo de Pandemia será realizado ao vivo, no dia 1º de julho, às 18h, transmitido pelo canal da FFLCH USP no YouTube: https://youtu.be/nmG99rUI_MM

Após a realização, todos os seminários ficam disponíveis no canal da FFLCH no YouTube.