Cursos de Inverno on-line da FFLCH têm novas datas de matrículas 

As matrículas estarão abertas em datas e horários diferentes, em seis grupos, de acordo com o curso 

Por
Eliete Viana
Data de Publicação



As novas datas de matrículas para a segunda edição do Cursos de Inverno on-line da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP serão de 22 de julho, a partir das 9h, até o dia 26, ou enquanto houver vagas. 

Os cursos foram divididos em seis grupos com datas e horários diferentes para as matrículas. Começando no dia 22, às 9h e depois às 14h, repetindo os mesmos horários nos dias 23 e 24. Apenas dois dos 71 cursos inicialmente previstos no projeto Cursos de Inverno on-line não fazem parte dessa organização. 

O curso Harry Potter: Caminhos interpretativos continua com as matrículas suspensas – as datas serão anunciadas posteriormente –, e o curso A cidade-crônica: São Paulo entre a literatura e o jornalismo no início do século XX foi cancelado. 

Alguns cursos tiveram alterações nas datas e horários de realização das aulas também, visto que aconteceriam a partir desta semana, no dia 21. Por isso, antes de efetuar a matrícula, é necessário verificar na página do Cursos de Inverno on-line do Serviço de Cultura e Extensão da FFLCH se houve ou não alteração na programação de cada curso específico. 

Confira, abaixo, a tabela com as novas datas de matrículas: 
 

novas datas de matrículas
Imagem meramente ilustrativa, por isso o "clique aqui" não vai abrir. Para saber quais são os dias de matrículas de cada curso, acesse a página do Serviço de Cultura e Extensão da FFLCH: http://sce.fflch.usp.br/matricula-para-os-cursos-de-inverno-line-da-fflch


Elo fundamental 

Neste ano, com a suspensão das atividades presenciais na USP em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Serviço de Cultura e Extensão organizou uma edição on-line do Cursos de Inverno, com 71 turmas e 4.125 vagas gratuitas, com o objetivo de oferecer novas oportunidades de formação ao público em geral e ser uma resposta da Faculdade frente às limitações impostas pelo atual cenário. 

Essa iniciativa pioneira teve uma grande repercussão, e no dia 14 de julho, primeiro dia das matrículas, o Sistema Apolo da USP – responsável pelo gerenciamento das matrículas dos cursos de cultura e extensão da Universidade – enfrentou problemas técnicos, pois teve uma procura de milhares de pessoas de todo o país e até mesmo do exterior. 

Desde então, o Serviço e a Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH realizaram reuniões com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), órgão responsável pela administração do Sistema Apolo e dos sistemas da USP em geral, para pensar e analisar a melhor forma de garantir a efetivação das matrículas e a realização dos cursos. Além de manterem uma comunicação contínua com os professores coordenadores e os ministrantes dos cursos para readequação das datas. 

Depois de avaliar as possibilidades existentes, na segunda-feira, dia 20 de julho, concluiu-se que a melhor solução seria estabelecer datas e horários diferentes para as matrículas, com o intuito de diminuir o fluxo de acesso no Sistema Apolo e evitar a sua sobrecarrega. 

As atividades regulares de cultura e extensão são um elo fundamental entre a FFLCH e a sociedade. A Faculdade é a Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão da USP que mais tem oferecido vagas de extensão, nas suas diversas áreas de conhecimento, nos últimos anos. 

Em 2019, foram 277 cursos frequentados por 8.981 alunos. Neste ano, a previsão é que o número de alunos ultrapasse os 10 mil. Até o início deste mês de julho, sem contar as vagas do Cursos de Inverno, a Faculdade já tinha ofertado 234 cursos – 179 deles totalmente gratuitos –, com 5.226 alunos matriculados. 

As matrículas estarão abertas do dia 22, às 9h, até o dia 26, ou enquanto houver vagas, via on-line, pelo Sistema Apolo da USP – não é preciso senha ou acesso anterior para a matrícula.