Renato Janine Ribeiro debate sobre como ficaremos depois da pandemia

A apresentação do docente do Departamento de Filosofia vai acontecer no VIII seminário Humanidade em Tempo de pandemia, que será realizado no dia 21, sexta-feira, às 18h, pelo canal da FFLCH no YouTube

Por
Eliete Viana
Data de Publicação

 

*Matéria atualizada em 18/08/2020, às 15h42


 

Renato Janine Ribeiro
Renato Janine Ribeiro é professor de Ética e Filosofia Política da FFLCH - Foto: Divulgação

 

No começo da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), muitas pessoas comentavam que esta experiência serviria para a humanidade em geral tornar-se mais solidária e colaborativa entre si. Mas, além da desigualdade social, a pandemia tem deixado à mostra muita intolerância e preconceito racial e social também. Por isso, após cinco meses de quarentena e isolamento social, o discurso já tem mudado e muitos acham que sairemos pior.

Para abordar esta questão, o convidado do VIII Seminário Humanidade em Tempo de Pandemia é o professor Renato Janine Ribeiro, do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), no qual ele vai discutir se A Pandemia vai nos deixar melhores ou piores?. O evento será realizado na próxima sexta-feira, dia 21 de agosto, às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal da FFLCH no YouTube - excepcionalmente, nesta semana, o seminário não será realizado em uma quarta-feira, como aconteceu em seis edições.

O docente vem falando a respeito em diversos comentários de sua coluna semanal Ética e Política na Rádio USP, que é veiculada às quartas-feiras, às 8h30, e em entrevistas à imprensa. 

Janine é professor de Ética e Filosofia Política da FFLCH, tem graduação em Filosofia pela USP, mestrado em Filosofia pela Université de Paris-I (Panthéon-Sorbonne) e doutorado em Filosofia pela USP. Foi ministro da Educação, entre abril e outubro de 2015, no governo Dilma Rousseff. Tem 18 livros editados e, em 2001, recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura em 2001, na categoria Ensaio e Biografia, pela obra "A Sociedade Contra o Social" (Companhia das Letras). Foi condecorado com a Ordem Nacinal do Mérito Científico (1997) e com a Ordem de Rio Branco (2009).

Seminário Humanidade em Tempo de Pandemia

O evento é uma iniciativa da Direção da FFLCH em conjunto com a Comissão de Cultura e Extensão Universitária, que pretende convidar especialistas de diversas áreas, inclusive da própria Unidade, para falar à comunidade em seminários virtuais ao vivo, intitulado Humanidade em tempos de pandemia, debatendo a conjuntura atual.

Já foram realizadas sete edições, nas quais foram abordadas temas relacionados à saúde como: o cenário desta área, apresentado pelo professor José Ricardo Ayres, da Faculdade de Medicina da USP, ou sobre o uso da cloroquina e hidroxicloroquina para tratamento da Covid-19, com a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas Elizabeth Igne Ferreira; fake news com a professora emérita da FFLCH Diana Luz Pessoa de Barros; viagens e turismo com os professores da FFLCH e da EACH, respectivamente, Rita de Cássia Ariza da Cruz e Thiago Allis.

A Rede de Pesquisa Solidária e as políticas públicas de combate à pandemia pelos professores Glauco Arbix e João Paulo Candia Veiga, respectivamente, do Departamento de Sociologia e de Ciência Política da FFLCH; Amazônia e desmatamento foi abordado pelo professor de Geografia Wagner Costa Ribeiro; e os protestos contra violência policial e racismo no mundo discutido pelo professor do Kabengele Munanga, do Departamento de Antropologia da Faculdade.

O próximo seminário virtual será realizado no dia 21 de agosto, sexta-feira, às 18h, e transmitido pelo canal da FFLCH no YouTube. Após a realização, todos os seminários ficam disponíveis no canal.
 

*a data de realização do seminário foi alterada do dia 19 para 21 de agosto, mas continua no mesmo horário, às 18h.