O convidado para debater a questão é Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, docente do Instituto de Psicologia e coordenador do Escritório de Saúde Mental da USP

Por
Eliete Viana
Data de Publicação



Após seis meses do primeiro caso da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, completados no último dia 26 de agosto, e também cinco meses do começo do distanciamento e isolamento social como forma de evitar a transmissão do vírus, ainda não há previsão de quando uma vacina estará disponível para a população e nem quando será possível voltar a realizar todas as atividades de antes.

Diante deste cenário de incertezas, a saúde mental é uma grande preocupação das pessoas e de especialistas da área. Pensando nesta questão, o convidado do X Seminário Humanidade em Tempo de Pandemia é o professor Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, do Instituto de Psicologia (IP), cujo tema da apresentação será Saúde mental na pandemia e os atendimentos na USP, que será realizada na próxima quarta-feira, dia 2 de setembro, às 19h30, com transmissão ao vivo pelo canal da FFLCH no YouTube.

Além de docente do IP, o convidado é o coordenador do Escritório de Saúde Mental da USP, criado há dois anos na Universidade, como uma ferramenta unificada que presta apoio aos alunos através de uma plataforma, onde realizam o primeiro contato para orientação, e posteriormente agendam reuniões presenciais. O escritório também presta consultoria a unidades que necessitem de auxílio e diálogo sobre a prevenção de suicídios e promove palestras sobre o tema.

Durante o seminário, Antúnez vai falar sobre saúde mental em geral, como estão os atendimentos do Escritório neste momento - que por causa da pandemia estão sendo virtuais - e também sobre a campanha Setembro Amarelo, que é realizada em setembro porque, internacionalmente, o dia 10 do mês citado é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Esta campanha começou a ser realizada no Brasil em 2015, promovida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) – uma Organização Não Governamental (ONG) voltada à prevenção e apoio emocional em relação ao suicídio –, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). 


X Seminário Humanidade em Tempo de Pandemia


Humanidade em Tempo de Pandemia

O Seminário Humanidade em Tempo de Pandemia é uma iniciativa da Direção da FFLCH em conjunto com a Comissão de Cultura e Extensão Universitária, que pretende convidar especialistas de diversas áreas, inclusive da própria Unidade, para falar à comunidade em seminários virtuais ao vivo, intitulado Humanidade em tempos de pandemia, debatendo a conjuntura atual. 

Já foram realizadas nove edições, nas quais foram abordadas temas relacionados à saúde, fake news, viagens e turismo, as políticas públicas de combate à pandemia, Amazônia e desmatamento, os protestos contra violência policial e racismo no mundo, como ficaremos depois da pandemia, se melhores ou piores, e literatura e pandemias. Após a realização, todos os seminários ficam disponíveis no canal.

O seminário virtual será realizado no dia 2 de setembro, quarta-feira, às 19h30, transmitido pelo canal da FFLCH no YouTube.