FFLCH oferece cursos on-line com temática sobre gênero e feminismos

São 11 cursos com 820 vagas gratuitas. As matrículas serão realizadas por meio de sorteio e os interessados devem fazer as inscrições para participar do processo na data estipulada para cada curso, que varia de 13 a 20 de outubro

Por
Eliete Viana
Data de Publicação

 

A Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza a 1ª edição do curso Gênero e Feminismos. São oferecidos 11 cursos on-line com 820 vagas gratuitas. 

Os cursos mobilizam o conceito de gênero e/ou as perspectivas feministas constituídas em campos variados do saber – geografia, história, ciência política, filosofia, antropologia – para dar conta de temas muito relevantes: as formulações das teorias feministas e do conceito de gênero, as correlações entre gênero, sistemas de arte e saberes oficiais, sua pertinência para pensar nosso passado escravista e demais experiências históricas femininas, a economia do cuidado, entre outros.

Confira a relação dos cursos (horários de realização, ementas, ministrantes) no site do Serviço de Cultura e Extensão da FFLCH

Para os 11 cursos deste projeto, as matrículas serão realizadas exclusivamente por meio de sorteio. As inscrições para participar do sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o mesmo será realizado no dia seguinte às inscrições, conforme estipulado na tabela, abaixo, que contém informações sobre as datas de cada curso.

Todas as pessoas inscritas receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio nas datas estipuladas. Os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes dos cursos por e-mail. As aulas começam a partir de 19 de outubro, mas a data varia de acordo com o curso escolhido, que podem ter datas e horários diferentes.

Esta nova forma de matrículas foi determinada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP – responsável pela gestão dos cursos de cultura e extensão na Universidade – , com o intuito de dar mais eficiência e isonomia no processo, e para não congestionar o sistema com a grande procura pelos cursos ao mesmo tempo.

datas de matrículas cursos gênero e feminismos

Importância do tema 

Nas últimas décadas, e sobretudo nos últimos anos, as abordagens de gênero e perspectivas feministas se espalharam pelos programas de graduação e pós-graduação. Ao mesmo tempo, o conceito tornou-se palavra corrente nos debates públicos mais acalorados com vistas a ampliar ou restringir o acesso a direitos. 

Nesse cenário, o evento Gêneros e Feminismos na FFLCH tem dupla intenção: por um lado, pretende dar vazão à rica produção de conhecimento que pensa gênero e feminismo em intersecção com outras categorias de análise, como raça e classe; por outro, pretende nutrir os debates acadêmicos com olhares e ideias potentes, nem sempre presentes no ambiente universitário. Nos últimos anos, na FFLCH, sempre há a oferta de cursos de extensão com essa temática e a realização de um conjunto de cursos com esta abordagem é uma forma de dar mais destaque ainda às discussões.

A ideia de criar um projeto de cursos com esta temática surgiu no ano passado, foi adiada com o início da pandemia e retomada agora com o agrupamento dos 11 cursos. “A iniciativa surge tanto do interesse que estes temas tem despertado em nosso público como também da necessidade de abordar sob diferentes aspectos um assunto que é de grande relevância no cenário cultural e político do nosso país”, explica o chefe do Serviço de Cultura e Extensão Universitária, Danilo Ferreira de Camargo.