FFLCH ofereceu 299 cursos de extensão para 18.428 participantes em 2021

Nos últimos anos, a Unidade vem se consolidando como a que mais tem oferecido vagas na USP em cursos de extensão nas suas diversas áreas de conhecimento

Por
Eliete Viana
Data de Publicação

cursos de extensão FFLCH 2021
Exemplos de cursos de extensão que estão disponíveis na playlist Cursos de Extensão 2021 no canal da FFLCH no YouTube e foram oferecidos no ano passado - Arte/Montagem: Beatriz Alves


No ano de 2021, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP ofereceu 299 cursos de extensão – 6 de atualização e 293 de difusão –, 70 pagos e 223 gratuitos. O que representa 22% do total de cursos de extensão da USP (só de extensão, não contabilizando atividades de formação profissional).

Esses cursos tiveram a participação de 18.428 pessoas, que representam 10% do total da USP. As aulas foram ministrados por 74 docentes da Unidade e por 550 especialistas, que são pós-graduandos e pós-doutorandos da própria Faculdade, juntamente com especialistas de outras unidades da USP e de outras instituições.

Os cursos de extensão universitária buscam propiciar formação continuada aos alunos e profissionais das áreas de Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Letras, e para a sociedade em geral.

Nos últimos anos, a FFLCH vem se consolidando como a Unidade da USP que mais realiza cursos de extensão universitária. Em 2020, a FFLCH realizou 290 cursos, os quais tiveram 13.092 participantes. Deste total, 134 cursos foram presenciais com 4.536 participantes. E 156 cursos foram ministrados a distância com 8.556 alunos matriculados. No ano de 2019, foram 277 cursos frequentados por 8.981 alunos.  

Playlist no canal da FFLCH 

No canal da FFLCH no YouTube, há duas listas de reprodução (playlists) com vídeos de cursos de cultura e extensão realizados na Faculdade nos dois últimos anos: Cursos de Extensão 2020Cursos de Extensão 2021, respectivamente, ministrados em 2020 e em 2021. 

A primeira lista contém 77 vídeos e a segunda 196. ​​Porém, nem todos os cursos realizados nestes períodos estão disponíveis, porque têm professores que não gravaram ou não autorizaram o compartilhamento do conteúdo que ministraram.

Juntas, as duas playlists têm 42% de toda a visualização do canal da Faculdade desde a sua criação em janeiro de 2016. 

Os cursos de cultura e extensão da FFLCH não tem uma data única de abertura de inscrições ao longo do semestre ou do ano, exceto quando fazem parte de um projeto temático, como exemplo Cursos de Inverno ou Gênero e Feminismo, que foram realizados anteriormente. As datas podem variar também porque dependem de quando a criação do curso foi enviada ao Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade para análise da proposta e aprovação.

Para conferir os cursos de cultura e extensão que estão sendo oferecidos pela Faculdade, acesse a página do Serviço de Cultura e Extensão Universitária ou acompanhe o perfil do Serviço no Instagram.

Mais informações sobre os cursos pelo e-mail agenda@usp.br.