FFLCH realiza Semana de Recepção dos Ingressantes 2022

Entre as diversas atividades da programação, pode-se destacar a campanha de doação de sangue, apresentação de Slam, aula inaugural, sarau e apresentação teatral

Por
Eliete Viana
Data de Publicação

 

Semana de Recepção aos Calouros - cartaz USP São Paulo
Para dar as boas-vindas aos novos estudantes e mostrar um pouco a Universidade, a USP lança, a cada ano, uma campanha de recepção aos calouros criada pelos próprios alunos de publicidade da Escola de Comunicações e Artes (ECA). Em 2022, o tema escolhido foi “Essa é a nossa história. Agora ela é sua também”



De 14 a 19 de março, será realizada a 24ª Semana de Recepção aos Calouros de 2022, que visa recepcionar os 1.669 novos estudantes dos cinco cursos de graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP: Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Letras.

Neste período, as aulas regulares são substituídas por atividades de integração entre os calouros e os veteranos. A Semana é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação da USP, e é organizada nas Unidades em conjunto pelos Centros Acadêmicos, Atlética, Coletivos e pela Comissão de Graduação.

Durante a Semana, os estudantes terão apresentações dos cursos e das áreas, dos Centros Acadêmicos, do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Associação Atlética Acadêmica Oswald de Andrade, dos coletivos e de alguns setores da Faculdade, como a Biblioteca Florestan Fernandes, a Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) e a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH).

Em comum, a programação de todos os cursos contará com a mensagem de boas-vindas da Direção da Faculdade aos estudantes, na segunda-feira, em dois horários: às 8h30 e às 18h30. Na quarta-feira, o dia é destinado à programação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e, na sexta-feira, a Atlética realizará diversas atividades, como visita ao Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), gincana e interação com a bateria.

Destaques 

A Atlética da Faculdade, em parceria com os Centros Acadêmicos de Geografia, História e Letras, organizou uma campanha de doação de sangue. De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, o local de doação é na Escola de Enfermagem, localizada na Avenida Enéas Carvalho de Aguiar, 419 - Cerqueira César (ao lado do Hospital das Clínicas). E, no sábado, os locais de doação são o Posto Dante Pazzanese, Posto Mandaqui ou Posto Osasco, das 8h às 16h.

Toda a comunidade FFLCH está convidada a participar da ação. Para isso, é necessário fazer o agendamento pelo site prosangue.sp.gov.br e ao efetuar o cadastro informar que está doando pela campanha Sangue laranja e preto, que são as cores da Atléticaos a participar. rea realizar um mutirão de doação.

O curso de Ciências Sociais terá a apresentação do Slam USPerifa no espaço da tia bia, na quinta-feira, dia 17, que é uma batalha de poesia falada, realizada de forma itinerante na USP. O grupo se apresentará ao vivo depois de dois anos e, de acordo com divulgação no perfil do Slam USPerifa, a atividade terá premiação de R$100,00 e valerá vaga no circuito do Slam SP e Copa das Favelas.

Em Filosofia, na quinta-feira, dia 17, às 19h30, será realizada a aula inaugural do Departamento de Filosofia, com o tema Vontade e Liberdade em Plotino e Agostinho, apresentada pelo professor titular Lorenzo Mammi.​​​​

A aula inaugural do Departamento de Geografia aos alunos do curso também é destaque e será ministrada na terça-feira, dia 15, às 18h, pela professora titular Amélia Luísa Damiani, sobre o tema Um trajeto-projeto materialista dialético a partir da geografia: a docência e a pesquisa.

Em História, também podem ser ressaltadas as atividades da terça-feira. Pela manhã, às 10h, haverá oficina de Serigrafia e sarau. À noite, às 19h30, a conferência Ética na pesquisa, com a professora do curso Ana Paula Magalhães.

Na programação do curso de Letras, na terça-feira, serão realizadas apresentações da peça de teatro Antígona, do grupo Pegadas na Neblina, em dois horários, às 10h e às 17h30.

A programação completa da Semana de Recepção aos Calouros de todos os cursos está disponível na página Calouros, na qual os ingressantes podem acessar o manual do calouro, obter dados gerais sobre a graduação, informações sobre apoio estudantil e os sistemas da USP, além dos contatos das entidades estudantis e coletivos da FFLCH.

Disque Trote 

Os ingressantes que se sentirem vítimas de qualquer tratamento inadequado que cause, a quem quer que seja, agressão física, moral ou outras formas de constrangimento, dentro ou fora do âmbito da USP, podem fazer denúncia por meio dos canais de atendimento do Disque Trote.

O Disque Trote da USP já está funcionando e atenderá até 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, pelos seguintes canais:
telefone: 0800-012-1090
e-mail: disquetrote@usp.br.
aplicativo Disque Trote: disponível no Google Play e na APP Store