Faculdade tem novo Sistema para cadastro e consulta de vagas de estágios

Todo o processo pode acontecer pela nova página, desde a inserção da vaga até o término do contrato do estudante, o que vai facilitar o levantamento de dados sobre estágios

Por
Eliete Viana
Data de Publicação

 

Sistema de Estágios da FFLCH
Página inicial do Sistema de Estágios da FFLCH, que foi desenvolvido pela área de Estágios e pela STI – Foto: Reprodução

 

Está em funcionamento o Sistema de Estágios da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, no qual é possível cadastrar e realizar consulta de vagas dos alunos de graduação dos cinco cursos da Unidade: Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Letras. Desde o mês de setembro, as vagas de estágios disponíveis podem ser acessadas pelo endereço https://estagios. fflch.usp.br/.

O estudante, que estiver cursando a partir do 2º semestre da graduação, está liberado a fazer estágio e pode acessar a página do Sistema e entrar em contato diretamente com a empresa que está ofertando a vaga, caso tenha alguma que lhe interesse.

Para a oferta de vagas, a empresa deve primeiro se cadastrar no Sistema e depois incluir diretamente os dados da vaga. Após esta inclusão, a área de Estágios da FFLCH confere se atende aos pré-requisitos da Lei de Estágios e, se estiver tudo correto, aprova a divulgação na página.

E, se algum aluno da Faculdade for selecionado para trabalhar em uma das empresas que ofereceram vagas, a organização cadastra o aluno no site como estagiário e encaminha as vias dos documentos gerados para a área de Estágios que atuará para fazer o processo burocrático para aprovação do estágio.

As vagas de estágio oferecidas em setores da FFLCH também serão divulgadas no Sistema. Mas, para a inclusão delas, o chefe do setor responsável pela vaga deve enviar as informações a respeito para o e-mail: estagiosfflch@usp.br  

Controle do fluxo

Antes da criação do Sistema, a área de Estágios da FFLCH recebia, por e-mail, as informações das vagas pelas empresas e depois enviava para toda a lista dos alunos de graduação da Unidade, que atualmente são mais de 9 mil. Em média, por mês, eram divulgadas 15 vagas.

Neste processo, muitos alunos que não estavam interessados em realizar estágios acabavam recebendo as mensagens também. Para otimizar a divulgação e todo o processo envolvido, a chefe da área de Estágios, Ilza Cavalcante da Silva, e a Seção Técnica de Informática (STI) da FFLCH trabalharam em conjunto para criar a página do Sistema e aprimorar esta questão.

“Agora, existe um sistema de estágios de verdade, no sentido de que o sistema entende quando a empresa está “logada”, ele coleta e guarda os históricos das vagas ofertadas e dos estágios em andamento”, explica o chefe da STI, Thiago Gomes Veríssimo.

Para mostrar a evolução do sistema, Veríssimo comenta sobre o histórico do cadastro de vagas de estágios na FFLCH. Há 10 anos, as empresas preenchiam um formulário em word referente ao termo de compromisso e o plano de estágio no papel e o entregavam diretamente na área de Estágios. Depois, passaram a acessar um site, preenchiam um formulário e gerava um documento em PDF, o qual tinham de encaminhar para a área responsável. E, nos últimos tempos, as vagas eram recebidas por e-mail.  

​​​​​​​Agora, todo o processo pode acontecer pelo Sistema, desde a inserção da vaga até o término do contrato do estudante. E todo esse fluxo facilita o levantamento de dados sobre estágios na Faculdade. Pois, antes disso, saber a evolução do número de estágios era muito difícil, porque tinha de ser feito manualmente. 

​​​​​​​Mais informações: estagiosfflch@usp.br