Área de Língua, Literatura e Cultura Japonesa abre inscrições para mestrado

São oferecidas 24 vagas em 3 linhas de pesquisa, para ingresso no 2º semestre deste ano

Por
Eliete Viana
Data de Publicação

Japão - Bairro da Liberdade em SP - site Check in São Paulo
A imigração japonesa no Brasil teve início em 18 de junho de 1908. Atualmente, de acordo com o Consulado Geral do Japão em São Paulo, a população de japoneses e seus descendentes na cidade de São Paulo está estimada em mais de 326.000 pessoas​​​. Migração e cultura fazem parte de uma das 3 linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa - Imagem do bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo/SP - site Check in São Paulo



De 21 a 31 de março, estarão abertas as inscrições do processo seletivo para o mestrado do Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. 

São oferecidas 24 vagas para ingresso no 2º semestre deste ano, porém não é obrigatório o preenchimento total deste número. Estas vagas serão distribuídas nas três linhas de pesquisa do programa da seguinte maneira:
→Culturas em Contato: Inserção e Decodificação: 16 vagas;
→Teoria e Análise Linguística em suas Dimensões Diacrônica e Sincrônica: 5 vagas;
→Texto Literário: Tradução e Estudos Críticos: 3 vagas

O atual processo seletivo do programa contará com prova de proficiência em idioma estrangeiro (além de prova de proficiência em português aos estrangeiros), de análise do currículo, de avaliação do projeto de pesquisa e da arguição.

Os interessados devem acessar a página Ingresso no Mestrado - Aluno Regular para consultar o edital para ingresso, formulário de inscrição; emissão do boleto da taxa de inscrição; termo de compromisso de término da graduação; manual do currículo; informações sobre os exames de proficiência; e o calendário de todo o processo seletivo. A divulgação dos resultados - lista de aprovados nos exames de proficiências e o resultado final no mestrado - também será nesta página.

Conheça mais sobre a área de pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa no site do Programa. As regras da pós-graduação na universidade podem ser consultadas no Regimento da Pós-Graduação da USP e no Regimento da Comissão de Pós-Graduação da FFLCH.

Mais informações sobre o processo seletivo para o mestrado do Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa pelo e-mail: dlopos@usp.br