FFLCH realiza encontro voltado aos estudantes de pós-graduação

O evento tem o objetivo de apresentar recursos e serviços das várias áreas da Faculdade que podem apoiar a trajetória acadêmica dos pesquisadores em geral

Por
Eliete Viana
Data de Publicação


*Matéria atualizada em 20/06/2022, às 19h48
 

foto site (2) (1)
395 estudantes ingressaram em um dos 23 programas de pós-graduação da Faculdade neste primeiro semestre do ano


De 23 a 25 de maio, de segunda a quarta-feira, das 10h às 12h, será realizado o II Encontro de Integração da Pós-Graduação da FFLCH, que tem o intuito de apresentar os recursos e serviços das várias áreas que podem apoiar a trajetória acadêmica dos estudantes dos cursos de pós-graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP que ingressaram neste semestre na Unidade. O evento será realizado de forma virtual, com transmissão ao vivo pelo canal da FFLCH no YouTube. 

Programação

O primeiro dia é voltado para os estudantes conhecerem melhor a estrutura da Faculdade. O encontro começa com as boas-vindas do pró-reitor adjunto de Pós-Graduação da USP, Niels Olsen Saraiva Câmara; do diretor da FFLCH, Paulo Martins; da presidente da Comissão de Pós-Graduação da FFLCH, Claudia Pino; e da presidente do Conselho de Bibliotecas da Faculdade, Bianca Freire-Medeiros. 

Depois, haverá a apresentação dos funcionários responsáveis pelas Assistências Acadêmica, Administrativa, Financeira e Assessoria de Informática da FFLCH, que vão trazer informações práticas para facilitar o dia a dia e o diálogo com as áreas; e uma explicação sobre o Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da FFLCH, feita pelos doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários, e por membros e tutores do Laboratório.

No dia 24, as apresentações são focadas em bancos de dados e nas publicações científicas. A primeira palestra do dia é sobre Humanidades digitais e mineração de dados, ministrada por uma professora da University of Washington e University of Maryland, Estados Unidos, com tradução simultânea; e a apresentação Canais para a publicação científica e outras possibilidades, no qual serão mostrados os principais periódicos científicos produzidos e/ou sob a coordenação de professores da FFLCH.

Para finalizar, o terceiro dia do encontro tem quatro exposições. A primeira é A tecnologia e você!, no qual os pesquisadores vão conhecer mais a respeito de recursos de tratamento de dados e outras dicas para tornar mais ágil a manipulação das informações.

A segunda e a terceira, respectivamente, são do Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador e da Assessoria de Imprensa da FFLCH, que vão explicar o funcionamento dos setores e como se desenvolve a colaboração com os pesquisadores. 

E, a última, é Muito além do Google..., na qual funcionários da Biblioteca Florestan Fernandes vão apresentar os principais recursos e canais de comunicação que a Biblioteca oferece para apoiar a busca e acesso à informação e ao documento, necessários para o desenvolvimento dos trabalhos e pesquisas acadêmicas.

Confira aqui a programação completa do evento.
 

Neste primeiro semestre do ano, 395 estudantes ingressaram em um dos 23 programas de pós-graduação da Faculdade. A FFLCH é a Unidade de Ensino e Pesquisa que tem o maior número de alunos de pós-graduação na USP e de programas. Atualmente, são cerca de 3 mil estudantes de pós-graduação ativos na Faculdade*. 


Acolhimento

A ideia de criação do encontro, cuja primeira edição aconteceu entre os dias 10 a 12 de maio do ano passado, surgiu como uma forma de aproximação e um espaço de informações aos alunos da pós-graduação, porque naquela época todas as atividades acadêmicas e administrativas da USP estavam acontecendo somente de forma remota e, por isso, os alunos não tinham nenhum atendimento presencial.

E a iniciativa continuou neste ano porque o evento se mostrou uma ótima estratégia de acolhimento e de compartilhamento de informações sobre a Faculdade e para realização das pesquisas.

O doutorando Túlio Ferreira Leite da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Linguística e que também é representante discente, comenta sobre a importância de eventos voltados aos alunos de pós-graduação. 

"Apesar de já ter feito o mestrado anteriormente na USP, como RD [representante discente] sempre estamos em contato direto junto a candidatos e alunos muito perdidos em relação à estrutura universitária, principalmente no que diz respeito à pesquisa. Pra você ter uma ideia, as pessoas muitas vezes nem sabem que a USP oferece moradia estudantil e que ela é gratuita. Sendo assim, eventos voltados aos pós-graduandos, especificamente, são muito importantes, principalmente na divulgação de direitos e benefícios fornecidos pela Faculdade. (...). Afinal, os pós-graduandos estão sempre precisando de acesso a bibliotecas e acervos digitais, revistas estrangeiras e por aí vai. Isso sem falar nas ferramentas tecnológicas para organização de artigos e citações etc, além das de verificação de plágio - o qual nem sempre acontece por maldade, mas sim por que o pesquisador já se habituou tanto com uma formulação discursiva corrente, que ele esquece de citar uma fonte clássica da área. Cabe dizer que o pós-graduando sempre precisa de uma acolhida especial, principalmente depois dessa pandemia. A criação do sentimento de pertencimento é fundamental para o bem estar na pós-graduação".

A realização do encontro é uma ação conjunta entre a Biblioteca Florestan Fernandes (BBF), o Conselho de Biblioteca, a Comissão de Pós-Graduação, a Seção Técnica de Informática (STI), o Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP) e as Assistências da Direção da FFLCH.

Não é necessário realizar inscrição prévia para participar do II Encontro de Integração da Pós-Graduação da FFLCH, que é gratuito, mas será oferecido certificado de participação para quem registrar presença durante o evento. 

A transmissão do evento será feita pelo canal da FFLCH no YouTube

Mais informações pelo e-mail: satfflch@usp.br


*Dados coletados em 18/05/2022, no Portal de Dados FFLCH