Faculdade outorga título de Professora Emérita à Maria Helena Rolim Capelato

A docente do Departamento de História e especialista na área de História da América será a 12ª pessoa do Departamento de História e a 18ª mulher a receber o título da FFLCH

Por
Eliete Viana
Data de Publicação


A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP outorga o título de Professora Emérita à Maria Helena Rolim Capelato, docente do Departamento de História da Faculdade, em cerimônia que será realizada no dia 27 de maio, sexta-feira, às 14h, no Salão Nobre do prédio da Administração da Faculdade.

Maria Helena será a 12ª docente do Departamento de História e a 18ª mulher a receber o título da Faculdade, no total de 62 títulos de professores eméritos entregues pela Faculdade.
 

professora Maria Helena Rolim Capelato
Foto: Divulgação

Carreira

Praticamente toda sua formação acadêmica deu-se na FFLCH-USP, onde ela graduou-se em História, fez especialização na École des hautes études en sciences sociales e na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, ambas na França; concluiu o mestrado e o doutorado no Programa de Pós-Graduação em História Social; e realizou pós-doutorado no Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), Espanha. 

Ingressou como docente na FFLCH em 1983 e tornou-se professora titular em 2006, dedicando mais de 25 anos à carreira acadêmica na Universidade. Ela publicou 38 artigos, 14 livros (8 autorais, 6 organizações de coletânea), 34 capítulos (4 no exterior), além de participar como conferencista em 116 eventos. Junto ao Programa de Pós-Graduação em História Social da FFLCH, orientou 25 estudantes no mestrado e e 27 no doutorado.

É especialista na área de História da América e realizou pesquisas sobre os seguintes temas: Imprensa, Liberalismo, História Comparada (Varguismo e Peronismo), Cultura e Política na América Latina, História dos intelectuais da América Latina, Propaganda política nos regimes militares do Cone Sul (Brasil, Chile e Argentina). 

Atuação administrativa

Na área administrativa da Universidade, foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Social (2002-2004), chefe do Departamento de História (2006-2008), representante da Congregação da FFLCH no Conselho Universitário da USP (2012-2014) e foi presidente da Comissão de Pesquisa da FFLCH (1998-2000). 

Fora da USP, atuou como assessora em inúmeras agências de fomento, com destaque para sua atuação junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo representante e coordenadora da área de História. 

Entre as instituições na área de História, pode-se destacar as atividades na Associação Nacional dos Professores Universitários de História (ANPUH) – sendo uma das fundadoras –, com destaque para a presidência da ANPUH-Regional SP (2002-2004), ANPHLAC (2011-2013) e da ANPUH Nacional (2015-2017). 

Professores de destaque

O título de Professor Emérito/Emérita é uma distinção concedida, segundo o artigo 93 do Estatuto da USP, a professores aposentados que se destacaram por atividades didáticas e de pesquisa ou contribuíram, de modo notável, para o progresso da Universidade.

A concessão pode ser feita pela Universidade e por suas Unidades e depende de aprovação de dois terços, respectivamente, dos componentes do Conselho Universitário ou das Congregações.

No caso das Unidades de Ensino e Pesquisa, a indicação dos nomes é feita pelo Departamento ao qual o docente é vinculado.



A cerimônia de outorga do título de Professora Emérita à Maria Helena Rolim Capelato será realizada no dia 27 de maio, sexta-feira, às 14h, no Salão Nobre do prédio da Administração da Faculdade, localizado na Rua do Lago, 717 - Cidade Universitária, São Paulo. 

Mais informações: academica.sec.fflch@usp.br