Faculdade oferece curso de extensão gratuito sobre literatura LGBT+

O público-alvo são os interessados em geral. As inscrições estarão abertas do dia 11 até 15 de fevereiro. Depois disso, as matrículas serão realizadas por meio de sorteio pelo Sistema Apolo no dia seguinte, 16

Por
Eliete Viana
Data de Publicação

 

bibliografia curso LGBT+
 Alguns dos livros que estão na bibliografia do curso - Foto: montagem


De 22 de fevereiro a 12 de março, será realizado o curso Literatura LGBT+ (On-line), promovido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

São oferecidas 50 vagas para o curso, que é aberto aos estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, sociedade civil e interessados em geral.

As aulas serão ministradas em nove encontros virtuais, às segundas, quartas e sextas-feiras, com duração de três semanas, das 14h às 17h, de forma expositiva, através do Google Meet, com indicação de leituras e disponibilização de material bibliográfico por meio digital.

Diversidade dos professores 

O objetivo é introduzir os estudos da literatura LGBT+ a partir de diferentes perspectivas teóricas e diferentes textos literários, apresentar a história dos estudos de gênero e sexualidade no campo dos estudos literários. Analisar as diferentes abordagens teóricas na intersecção entre os estudos de gênero e sexualidade e os estudos literários. Além de avaliar o lugar das personagens LGBT na literatura e no cânone literário, analisando textos literários com estes personagens.

O nome do curso não utiliza todas as letras da sigla mais atualizada e usada atualmente LGBTQIA+ – as quais referem-se às lésbicas, gays, bissexuais, trans e travestis, queers, intersexuais, assexuais e todas as demais existências de gêneros e sexualidades. O motivo é porque “vai tratar de questões [das] lésbicas, gays, bi e trans, mas pela questão do tempo não abordaremos questões intersexo, por exemplo. Por isso, as letras correspondem ao que será efetivamente discutido. Mas esperamos em outras edições ampliar as questões”, explica Helder Thiago Maia, pós-doutorando do programa de pós-graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH.

O pós-doutorando é um dos organizadores do curso, junto com o professor Mário César Lugarinho, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas na área de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Entre as áreas de pesquisa de Lugarinho estão os Estudos Culturais e Estudos Queer, tendo fundado, em 2001, com outros pesquisadores a Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH) – uma entidade científica brasileira sobre gênero e sexualidade. 

Lugarinho e Maia estão também entre os nove ministrantes do curso, no qual há pessoas da graduação ao pós-doutorado da Faculdade. “O curso foi pensado levando em consideração a diversidade dos ministrantes, assim temos pessoas brancas e negras, cis e trans, da graduação a pós-doutores, de diferentes regiões do pais (só não temos professores do norte, dessa vez), etc, mas o que será debatido está pensando a partir das pesquisas dessas pessoas, por isso há limitações”, comenta Maia.

Ele complementa sobre o propósito da iniciativa. “O curso, portanto, não é uma introdução para os estudos queer. Há uma diversidade também teórica, há pessoas pensando a literatura a partir da perspectiva dos estudos de gênero, outras a partir dos estudos gays e lésbicos, outras a partir da teoria queer, outros a partir dos transfeminismos e outros a partir da teoria quare. Assim, a diversidade também é teórica. É um curso sobre diferentes possibilidades teóricas, diferentes possibilidades de pesquisa, sobre autores e personagens LGTB+”, ressalta o pesquisador. 

As inscrições são gratuitas e estarão abertas do dia 11, a partir das 0h, até dia 15 de fevereiro, às 23h59, via on-line, pelo Sistema Apolo da USP – não é preciso senha ou acesso anterior para a inscrição. Depois disso, as matrículas serão realizadas por meio de sorteio pelo sistema no dia seguinte, 16.

Os alunos receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio (sorteados ou não). E os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

Todos os participantes que tiverem frequência mínima de 75% receberão certificado de curso de extensão emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.

Dados como a ementa e a bibliografia do curso podem ser encontrados na página do Serviço de Cultura e Extensão da FFLCH.

Mais informações pelo e-mail agenda@usp.br ou por telefone (11) 3091-4629.