Estudantes do Ensino Médio e de cursos pré-vestibulares visitam a FFLCH  

A Faculdade recebeu estudantes de públicas, particulares e de cursinhos, oriundos em sua maioria da capital paulista, mas também de cidades da Grande São Paulo e um grupo de outro estado, da cidade de Campo Grande, MS 

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Galeria de Imagens


Na tarde da sexta-feira, dia 26 de agosto, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP recebeu estudantes do Ensino Médio e de cursos pré-vestibulares para uma visita monitorada.

O objetivo da visita monitorada é mostrar um pouco mais sobre os cinco cursos de graduação oferecidos na Unidade – Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Letras – e que os visitantes conheçam a estrutura física da Faculdade, localizada na Cidade Universitária. 

A visita na Unidade teve a participação de estudantes de escolas públicas, particulares e de cursinhos, oriundos em sua maioria da capital paulista, mas também de cidades da Grande São Paulo – Carapicuíba, Francisco Morato, Mogi das Cruzes e Osasco – e um grupo de outro estado, o Colégio Nota 10, da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Na FFLCH, os visitantes acompanharam apresentações realizadas por docentes, alunos e ex-alunos sobre os cursos de graduação. Eles explicaram como as questões estudadas em sala de aula na área de Humanas estão relacionadas à realidade e à sociedade vivida.

Exemplo disso foi a fala do professor do Departamento de Geografia Eduardo Donizeti Girotto, e atual coordenador do bacharelado do curso, o qual citou a guerra na Ucrânia e o censo demográfico que está sendo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) neste ano – o qual tem um papel importante dos geógrafos, como questões que podem ser estudadas no curso que leciona.

Depois das apresentações, os visitantes fizeram um tour pelos prédios didáticos da Faculdade e também pela Biblioteca Florestan Fernandes.

Visita Monitorada

Este evento faz parte da visita monitorada organizada pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) da Faculdade. A atividade integra o Programa USP e as Profissões da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da Universidade. O objetivo é fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de seus familiares e professores, sejam orientados na importante tarefa de optar por uma carreira profissional.

A ideia é que estes estudantes obtenham informações dos cinco cursos da Unidade diretamente dos docentes que poderão dar aulas a eles no futuro e não somente pelo manual do candidato da Fuvest ou por outras pessoas que não vivenciam a rotina do curso e da Faculdade.