FFLCH marca presença na Feira USP e as Profissões

O evento, que está sendo realizado desde o dia 1º de setembro e vai até este sábado, dia 3, tem entrada gratuita e é destinado a estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Galeria de Imagens


Desde o dia 1º de setembro, a Praça do Relógio, na Cidade Universitária da USP, localizada no bairro do Butantã, está sediando a 16ª edição da Feira USP e as Profissões. A iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU) é destinada a estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular.

A feira reúne estandes com alunos e docentes da USP que apresentam as carreiras e esclarecem dúvidas sobre os cursos oferecidos, as profissões, mercado de trabalho, formação acadêmica, grades de disciplinas, conteúdos programáticos, vida universitária e as especializações. Também são fornecidas orientações a respeito das formas de ingresso na Universidade e dos programas e bolsas de estímulo à permanência estudantil.

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP marcou presença no evento com 50 monitores (que são alunos dos cinco cursos de graduação da Faculdade), 3 funcionários e cerca de 10 professores, os quais também participaram de bate-papo direto com os estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular. 

Atualmente, com uma comunidade de 17 mil pessoas, a FFLCH é a maior unidade de ensino e pesquisa da USP e também a que oferece mais vagas em cursos de graduação, recebendo 1.669 novos alunos por ano em seus cinco cursos: Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Letras.

Este número de vagas foi proporcional à grande procura de informações nos estandes da Faculdade durante os dois primeiros dias de funcionamento da Feira, que retomou o formato presencial neste ano. Pois, desde o ano de 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o evento não era realizado presencialmente.

A Feira USP e as Profissões vai até este sábado, dia 3 de setembro, às 17h. A participação é totalmente gratuita, mas para agilizar a entrada os interessados podem fazer o credenciamento prévio no site do evento.

Mais informações em: uspprofi@usp.br
 

Capa site Vem pra FFLCH
Cartaz de divulgação do site Vem pra FFLCH - Arte: Beatriz Alves / FFLCH-USP    


Vem pra FFLCH

Para esta edição da Feira USP e as Profissões, a Assessoria de Imprensa em conjunto com o Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade criaram o site Vem pra FFLCH, que contém informações, vídeos e catálogos sobre os cinco cursos de graduação da Unidade.

A ideia de criação do site, ao invés de distribuir um catálogo impresso aos milhares de visitantes – como foi feito na última edição presencial do evento, em 2019, com 12 mil exemplares distribuídos em três dias –, visa a redução de custos para o orçamento público e estar de acordo com o programa FFLCH Sem Papel (que tem como objetivo incentivar práticas que visem a eficiência dos dispositivos digitais e a sustentabilidade, gerando economia de recursos, de água, e, claro, menos árvores cortadas), além de poder atualizar o conteúdo sempre que for necessário.