Na programação, totalmente on-line, há diversas atividades para os 1.669 ingressantes conhecerem melhor os cinco cursos de gradação, oferecendo informações em geral sobre a vida acadêmica, debates e integração, através de jogos, oficinas e sarau

Por
Eliete Viana
Data de Publicação

 

cartaz Semana Recepção 2021 FFLCH
A FFLCH é a maior Unidade de Ensino e Pesquisa da USP, pois recebe, anualmente, 1.669 calouros, o que corresponde a cerca de 22% dos ingressantes no campus de São Paulo de um total de 7.552 nas 25 Unidades da cidade, e a quase 15% de todos os novos alunos da USP, de um total de 11.147 calouros que a Universidade vai receber neste ano - Cartaz com imagem do Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História), um dos símbolos da Faculdade 


​​​​​​​No dia 12 de abril, próxima segunda-feira, é o início das aulas do 1º semestre letivo de 2021 e nesta mesma data também começa a 23ª Semana de Recepção aos Calouros da USP, que vai até o dia 17 de abril, sábado. 

Na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, a Semana conta com uma programação elaborada para os calouros conhecerem melhor os cinco cursos de gradação da Unidade: Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Letras; oferecendo informações em geral sobre a vida acadêmica, como permanência estudantil, por exemplo; e diversas atividades de integração, como jogos, oficinas e sarau.

​​​​​​​Todas as atividades serão totalmente realizadas on-line, com algumas transmissões ao vivo pelo YouTube e outras apresentações gravadas em vídeo, e podem ter a participação de toda a comunidade da FFLCH (professores, alunos e funcionários) também. ​​​​​​​A programação completa pode ser conferida no site Calouros.

Neste site, os 1.669 alunos ingressantes também encontram o manual do calouro, vídeos institucionais sobre a história da FFLCH e mais informações sobre os cinco cursos de graduação, o acesso aos sistemas da USP, apoio estudantil, biblioteca, as entidades estudantis, como Centros Acadêmicos, Atlética, representação discente e os coletivos.

A Semana é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação da USP, e na FFLCH é organizada com a colaboração dos Centros Acadêmicos, Atlética e Coletivos com a coordenação da Comissão de Graduação da Unidade, sob a responsabilidade do seu vice-presidente, Antonio José Bezerra de Menezes Junior, professor do Departamento de Letras Orientais. 

Programação: saudação, jogos e debates

​​​​​​​A programação varia de acordo com cada curso. Em todos, haverá a apresentação dos Departamentos, das entidades estudantis e dos docentes que fazem parte de cada curso, assim como conversas para tirar dúvidas, expectativas e dar orientações sobre a vida universitária. 

Em comum, sendo realizado no mesmo momento, vai acontecer no primeiro dia, 12 de abril, a saudação de boas-vindas do diretor da Faculdade, Paulo Martins, professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, em dois horários: às 8h30 e às 18h30. E, no dia 14, a programação é dedicada às atividades do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da USP. 

A sexta-feira e o sábado também são destinados à apresentação da Associação Atlética Acadêmica Oswald de Andrade da Faculdade (gestão, campeonatos que participa e os seus times). Além da realização de jogos e gincanas organizados por esta entidade, para estimular a prática esportiva e a participação nos campeonatos que representa a FFLCH: no dia 16, às 22h, acontece o Rolê online para integração dos calouros e no dia seguinte uma gincana da comunidade atleticana com os calouros, com o intuito de integrar todos os alunos.

Os jogos também vão acontecer em outros dias e momentos na programação de quatro cursos: em Ciências Sociais no dia 12, às 16h; em Geografia nos dias 12 e 15, respectivamente, às 17h e 16h, com a realização de Gincana + Gartic Geográfico. Em História, os jogos acontecem na terça-feira, dia 13, às 10h e às 21h, e no dia 17, às 20h. E, em Letras, no dia 15, às 11h, com torneios e web games.

Confira, abaixo, outros destaques da programação: 

Em Ciências Sociais, no dia 13, às 18h30, haverá uma mesa de debate em formato de live com vários convidados: Natália Pasternak, Márcia Lima, Christian Dunker e Alexandre Padilha. Em Filosofia, no dia 15, às 19h30, a aula inaugural será sobre o tema: De Pascal a Espinosa: em torno da privação, com o professor Luís César Oliva, do Departamento de Filosofia. 

O curso de Geografia realiza uma mesa-redonda no dia 12, às 18h, com o tema: Geografias da Crise, com convidados da área que têm atuação em diversos setores: Edson Carneiro Índio, Fernanda Correia Silva, Gustavo Francisco Teixeira Prieto e Paula Regina Cordeiro. O curso de História terá uma mesa em comemoração ao Centenário de Paulo Freire, também no dia 12, às 16h.

E, no curso de Letras, a aula inaugural do curso terá o título Maquinação do Mundo: Drummond e a Mineração, com o professor José Miguel Wisnik, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, no dia 15, às 10h. 
​​​​​​​

Banner diversidade
Um dos banners da campanha da Semana de Recepção aos Calouros de 2021, que além do tema principal tem banners falando sobre pesquisa, entidade e diversidade, como esse acima  


Campanha

Como acontece todos os anos, uma campanha foi especialmente produzida pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA), sob a coordenação do professor Heliodoro Teixeira Filho, mais conhecido como Dorinho. A mensagem deste ano é:​​​​​​​ 

 A USP transforma
você
transforma a USP
​​​​​​​

A ideia é mostrar o quanto a Universidade é importante para a formação profissional e humana do aluno e também como este aluno pode ajudar a contribuir com a excelência da Universidade.

​​​​​​​Disque Trote

Todos os ingressantes que se sentirem vítimas de agressão ou constrangimento, dentro ou fora do âmbito da Universidade, poderão fazer a denúncia por meio dos canais de atendimento do Disque Trote. Mesmo em tempos de aulas realizadas virtualmente, o Disque Trote da USP está funcionando, desde o dia 18 de março, e atenderá até o dia 31 de maio, das 9h às 21h, nos dias úteis, pelo número 0800-012-1090, pelo e-mail disquetrote@usp.br ou pelo link https://prg.usp.br/alunos-2/disktrote/