Faculdade realiza curso de aperfeiçoamento no ensino de coreano

As aulas serão realizadas de forma on-line, de forma gratuita e está com inscrições abertas até o dia 23 de fevereiro

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

Ensino de coreano como língua estrangeira (on-line)
Arte: Beatriz Alves/Assessoria de Imprensa FFLCH-USP



Até o dia 23 de fevereiro, estão abertas as inscrições para o curso de aperfeiçoamento Ensino de coreano como língua estrangeira (on-line).

O curso é gratuito, com carga horária de 180 horas, divididas em 2 aulas semanais de 3 horas cada, de forma on-line, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h, entre os meses de março e novembro deste ano.

O objetivo é proporcionar conteúdos necessários para atuação como docente no campo de ensino da língua coreana: visão estrutural da língua, características específicas da língua, descrição comparativa da língua, estratégias específicas de ensino, criação de programas de ensino, metodologia de avaliação, elaboração de provas, além de módulos práticos de ensino da língua coreana.

O público-alvo são as pessoas graduadas com bacharelado em Letras - habilitação em Coreano da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP ou àqueles formados em demais cursos que possuem nível de coreano avançado comprovado (TOPIK 4). 

"Saber a língua é uma coisa, mas saber ensinar a língua é diferente, por isso no curso de aperfeiçoamento será ensinado como montar cursos, montar provas, avaliar alunos", explica a professora Yun Jung Im Park, que é uma das coordenadoras do curso junto com o professor Il Young Ahn, ambos da habilitação em Coreano da FFLCH.

Veja aqui mais informações sobre o curso e orientações sobre os documentos exigidos para a inscrição.

Crescimento 

A professora Yun Jung Im Park comenta que a língua coreana está experimentando uma expansão no mundo inteiro por causa do "soft power coreano", do qual fazem parte o K-pop (gênero musical originado na Coreia do Sul) e os doramas (dramas coreanos ou K-drama).

Na FFLCH, essa expansão pode ser vista pelo crescimento nos últimos três anos do número de estudantes do curso de Letras que escolheram a habilitação em Coreano como primeira opção. Na última escolha de habilitação, que foi divulgada em janeiro, a concorrência foi de 2 candidatos para cada vaga. Anualmente são oferecidas 20 vagas para o curso de coreano no período matutino. 

A habilitação em Coreano é uma das 16 oferecidas no curso de Letras da FFLCH. É a única instituição na América do Sul que oferece esta opção.

O aluno ingressante no bacharelado em Letras, após concluir o 1º ano do ciclo básico, poderá optar pela habilitação única em Coreano (com duração de 4 anos) ou pela habilitação dupla em Português e Coreano (com duração de 5 anos).

Concomitante ao bacharelado, o aluno poderá cursar também a licenciatura, obtendo assim dois diplomas. A matrícula na licenciatura poderá ser feita a partir do 3º semestre. 
 

Assinatura convênio Coreano
Assinatura do convênio, que contou com a presença dos docentes da FFLCH Yun Jung Im Park (à terceira da esquerda para direita) e Il Young Ahn (o sétimo na foto) e com o cônsul-geral da Coreia em São Paulo, Insang Hwang (o quarto) - Foto: Divulgação


Convênio

No dia 20 de janeiro deste ano, ocorreu a assinatura de um memorando de entendimento entre o Centro de Educação Coreana em São Paulo, a FFLCH-USP e a Associação dos Professores Coreanos do Brasil, para a realização do curso Ensino de coreano como língua estrangeira (on-line).

Estavam presentes os docentes da FFLCH que são coordenadores do curso, Yun Jung Im Park e Il Young Ahn, e o cônsul-geral da Coreia em São Paulo, Insang Hwang.

A cerimônia foi realizada no Centro de Educação Coreana em São Paulo, que é vinculado ao Consulado Geral da República da Coreia em São Paulo e também é uma representação do Ministério da Educação da Coreia do Sul.