Lançamento: Lutas e auroras: os avessos do Grande sertão: veredas

Por
Paulo Andrade
Data de Publicação
Editoria
Notícias

 

Acontece nesta quarta-feira, 12 de setembro, das 18h30 às 21h30, o lançamento do livro "Lutas e auroras: os avessos do Grande sertão: veredas" (Ed. Unesp, 2018), de Luiz Roncari, professor de Literatura Brasileira do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH USP. 

Às 20 horas haverá debate sobre o livro com Luiz Roncari e Guilherme Mazzafera. Evento será realizado na Livraria da Vila, na Rua Fradique Coutinho, 915, São Paulo.

capa livroAo prosseguir suas análises sobre o escritor mineiro Guimarães Rosa, o crítico Luiz Roncari se debruça neste livro sobre a “parte negra” do romance Grande sertão: veredas. A investigação sensível das agruras de Riobaldo em sua constituição de sujeito, do despreparo para ser chefe à ação integradora, mediada pela relação ambígua com o poder, é palmilhada com vagar pelo autor, deslindando os redemunhos frasais apenas para recompô-los sob nova luz, direcionada para o ato interpretativo.

A atenção aos meneios da pulsão formal, na transitividade profusa entre epopeia e romance, cifra destinos e modos de contar urdidos por uma voz narrativa que, oscilando entre o parecer das ações reportadas e o ser da intimidade que se confessa, compõe a híbrida figura de um “guerreiro penseroso”, cujo anseio central, ladeado pelas lutas e amores, é o da “superação de si”.

O professor Luiz Dagobert de Aguirra Roncari é livre-docente da área de Literatura Brasileira da FFLCH USP, desde 1988. É autor do romance Rum para Rondônia (Siciliano, 1992), de Literatura Brasileira: dos primeiros cronistas aos últimos românticos (Edusp, 1995 e 2002, 2.ed. revista e ampliada) e O Brasil de Rosa: o Amor e o Poder (Editora Unesp, 2004).

Com informações de Editora Unesp